Banca de DEFESA: ANA CAROLINA LUCENA MACHADO

DATA : 31/03/2022
LOCAL: webconferencia

MULHERES EMPREENDEDORAS EM BOA VISTA – RR

empreendedorismo, mulheres empreendedoras, microempreendedora individual, MEI, mulheres empresarias, empoderamento feminino.

Tendo em vista a grande influência do gênero no contexto do empreendedorismo brasileiro, a maioria das mulheres empreendedoras vivenciam grande discriminação, sem contar o grande desafio de buscar o equilíbrio entre suas escolhas profissionais e as demandas pessoais (família). Incentivar o empreendedorismo, a geração de emprego e renda, oportunizar a dignificação através da ocupação e do poder de compra reestabelecido, da ressignificação da importância da atuação da mulher no mercado e na sociedade devem ser metas para o alcance do desenvolvimento social e econômico e estabelecimento do Estado democrático de direito. Dentro do exposto, é premente realizar estudos acerca do assunto especialmente em um país com as dimensões continentais do Brasil. Assim, este trabalho versa sobre mulheres empreendedoras em Boa Vista – RR, tendo como objetivo realizar um estudo transversal explanatório e descritivo de mulheres microempreendedoras individuais (MEIs) de Boa Vista – RR, buscando obter um perfil da população feminina atuante no mercado de trabalho da cidade. Adicionalmente, através da utilização da aplicação de um questionário específico, o estudo também irá estudar casos específicos de mulheres MEIs de Boa Vista – RR objetivando enriquecer o estudo e detalhar os principais desafios destas mulheres de negócio. Por fim, como trata-se de um projeto idealizado para um mestrado profissional, fará parte do estudo o desenvolvimento de dois distintos produtos: um artigo de revisão que está etapas finais de redação e uma marca que já foi criada, registrada e está em fase de interposição de recurso ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Externa à Instituição - FABIULA MENEGUETE VIDES DA SILVA - UFAM
Presidente - 2324312 - MANUELA BERTO PUCCA