DESIGN E DESIGN THINKING: METODOLOGIAS CRIATIVAS PARA CONSTRUIR PROPOSTAS DE VALOR INOVADORAS EM NEGÓCIOS
Design; Design Thinking; Proposta de Valor; Inovação.
Em uma sociedade que mudou radicalmente seu modo de reagir e distribuir
informação e principalmente de como consumir produto ou serviço, porém fadada a
escassez de tempo, é importante entender melhor as rupturas vivenciadas, as quais
estão gerando mudanças de paradigmas em nossa sociedade. Tal perspectiva nos
levou a repensar a nossa antiga forma de fazer negócios, forma que não funciona tão
bem nos dias atuais. No ultimo século baseamos nosso modo de vida no consumo,
começarmos a basear nossas escolhas em atributos mais simbólicos e emocionais,
origem do produto, o que é dito sobre ele por outras pessoas e até mesmo a qual
“tribo” faremos parte se o adquirirmos, tornaram-se características relevantes na
hora da compra. Caso tenha confiança, um sentimento de paixão, então podemos nos
associar a ele enquanto consumidor, pois nossa sociedade deixou de ser uma
economia de produção em massa para tornar-se uma economia de customização de
massa. Onde o consumidor é colocado no centro para o desenvolvimento de novos
produto ou serviço onde o design e o design thinking entram como ferramentas
metodológicas para criar envolvimento, desenvolver empatia e principalmente criar valor percebido para o cliente, satisfazendo assim a sua necessidade mais infelizmente ainda temos alguns gestores que são inteiramente cegos, surdos e mudos na importância do processo criativo do design para inovação. Portanto para derrubar essas barreiras e iniciar um processo de cultura organizacional inovadora este trabalho propõe um material pedagógico em formato de e-book interativo para dispositivo mobile, sobre a relação do design e design thinking como metodologias criativas para construção de propostas de valor inovadoras em negócios.