Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILENE DOS SANTOS LIMA

DISCENTE : EDILENE DOS SANTOS LIMA
DATA : 27/07/2022
LOCAL: Sala Pop-RR – Ponto de Presença da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa)

Inovação em processo tradicional de apresentação e acesso a dados de controle de interesse público em instituição de ensino

Transparência Pública. Plataforma. Inovação Incremental

A inovação tecnológica desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento de todos os segmentos de uma sociedade. Com o passar dos anos, é possível verificar que as ferramentas digitais ganharam espaço em todas as áreas, melhorando o processo da informação e comunicação. Entretanto, até o momento, não há uma padronização de ferramenta tecnológica para disponibilização e divulgação dos dados de controle nas plataformas das unidades de auditoria interna do Ministério da Educação e consequentemente das instituições públicas de ensino superior, como, por exemplo, a Universidade Federal de Roraima (UFRR), que utiliza ainda um formato tradicional básico. Assim, este estudo tem como finalidade propor inovação incremental em processo tradicional de apresentação e acesso a dados de controle interno da UFRR a partir do mapeamento, análise e seleção de ferramentas tecnológicas dinâmicas utilizadas no Brasil e na América Latina por Instituições Públicas de Ensino Superior com vistas à adequação, aprimoramento, otimização e redução no tempo de busca de informações de interesse público. Para o alcance deste objetivo foi realizado estudo bibliográfico a partir de buscas em bases de publicações científicas e levantamento documental nos portais das universidades federais no Brasil e de instituições do ensino superior público de países da América Latina. A partir dos resultados obtidos será constituído um relatório técnico conclusivo contendo proposta e informações sobre uso e gestão de ferramentas tecnológicas replicáveis e mais adequadas para a instituição interessada no produto tecnológico.

Externa à Instituição - PATRÍCIA DE OLIVEIRA AREAS - UNIVILLE
Externa à Instituição - JULIANA SARTORI BONINI - UNIOESTE
Externo à Instituição - TIAGO HIDEKI NIWA - UTFPR
Externo à Instituição - ABIMAEL DE JESUS BARROS COSTA - UnB