Banca de DEFESA: JOSE OTAVIO COELHO DA SILVA

DISCENTE : JOSE OTAVIO COELHO DA SILVA
DATA : 14/10/2022
LOCAL: Sala Pop-RR – Ponto de Presença da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa)

DESIGN E DESIGN THINKING: METODOLOGIAS CRIATIVAS PARA CONSTRUIR PROPOSTAS DE VALOR INOVADOR EM NEGÓCIOS

Design; Design Thinking; Proposta de Valor; Inovação.

Em uma sociedade que mudou radicalmente seu modo de reagir e distribuir informação e principalmente de como consumir produto ou serviço, porém fadada a escassez de tempo, é importante entender melhor as rupturas vivenciadas, as quais estão gerando mudanças de paradigmas em nossa sociedade. Tal perspectiva nos levou a repensar a nossa antiga forma de fazer negócios, forma que não funciona tão bem nos dias atuais. No ultimo século baseamos nosso modo de vida no consumo, começarmos a basear nossas escolhas em atributos mais simbólicos e emocionais, origem do produto, o que é dito sobre ele por outras pessoas e até mesmo a qual “tribo” faremos parte se o adquirirmos, tornaram-se características relevantes na hora da compra. Caso tenha confiança, um sentimento de paixão, então podemos nos associar a ele enquanto consumidor, pois nossa sociedade deixou de ser uma economia de produção em massa para tornar-se uma economia de customização de massa. Onde o consumidor é colocado no centro para o desenvolvimento de novos produto ou serviço onde o design e o design thinking entram como ferramentas metodológicas para criar envolvimento, desenvolver empatia e principalmente criar valor percebido para o cliente, satisfazendo assim a sua necessidade mais infelizmente ainda temos alguns gestores que são inteiramente cegos, surdos e mudos na importância do processo criativo do design para inovação. Portanto para derrubar essas barreiras e iniciar um processo de cultura organizacional inovadora este trabalho propõe um material pedagógico em formato de e-book interativo para dispositivo mobile, sobre a relação do design e design thinking como metodologias criativas para construção de propostas de valor inovadoras em negócios.

Externa à Instituição - PAULA CRISTINA VISONÁ - Unisinos
Externo à Instituição - ALDENOR DA SILVA PIMENTEL - UFRR