Banca de DEFESA: EDILENE DOS SANTOS LIMA

DISCENTE : EDILENE DOS SANTOS LIMA
DATA : 27/03/2023
LOCAL: Sala Pop-RR – Ponto de Presença da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa)

Inovação em processo tradicional de apresentação e acesso a dados de auditoria interna de interesse público em instituição de ensino

Transparência Pública. Plataforma. Inovação Incremental.

A inovação tecnológica desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento de todos os segmentos de uma sociedade. Com o passar dos anos, é possível verificar que as ferramentas digitais ganharam espaço em todas as áreas, melhorando inclusive o processo da informação e comunicação dos órgãos públicos. Entretanto, nas plataformas das unidades de auditoria interna de instituições públicas federais de ensino superior, vinculadas ao Ministério da Educação, como, por exemplo, a Universidade Federal de Roraima (UFRR), ainda utilizam-se um formato tradicional para apresentação das informações de interesse público. Assim, este estudo tem como finalidade propor inovação incremental em processo tradicional de transparência pública dos dados de auditoria interna da UFRR a partir do mapeamento, análise e seleção de ferramentas tecnológicas dinâmicas utilizadas no Brasil e na América Latina por Instituições Públicas de Ensino Superior com vistas à adequação, aprimoramento, otimização e redução no tempo de busca de informações de interesse público. Para o alcance deste objetivo foi realizado estudo bibliográfico a partir de buscas em bases de publicações científicas e levantamento documental nos portais das universidades federais do Brasil e de instituições do ensino superior público de países da América Latina. A partir dos resultados obtidos, que apontaram para uma ferramenta tecnológica de business intelligence que coleta, processa e facilita a análise de grande quantidade de dados, foi desenvolvido um painel dinâmico com interface simples e intuitiva possibilitando agilidade, visualizações interativas de dados relevantes da auditoria para análises e tomada de decisões, bem como foi constituído um relatório técnico conclusivo contendo informações sobre o uso e gestão da ferramenta que pode ser replicável e adequada para a instituição interessada no produto tecnológico. Dessa forma, espera-se que a pesquisa possa contribuir com o aprimoramento da apresentação dos dados e agilidade no acesso às informações de auditoria interna.

Externo à Instituição - ABIMAEL DE JESUS BARROS COSTA - UnB
Externa à Instituição - JULIANA SARTORI BONINI - UNIOESTE