O Registro de Marca como Estratégia de Valoração de Café Especial Produzido em Roraima
Agricultura Familiar. Povos Originários. Roraima.
O café é uma commoditye o Brasil é o maior produtor e exportador do mundo. Para o brasileiro, o café é a bebida mais apreciada, seu consumo é menor apenas que o da água. Com o surgimento de nichos especializados no mercado, a cada ano aumenta o número de consumidores de cafés superiores, gourmets, especiais. Para a agricultura familiar, a produção de café especial pode ser excelente alternativa de geração de renda, pois o mercado valora as características associadas à qualidade do produto e à sustentabilidade do meio de produção, refletindo em agregação de valor na comercialização. A espécie Coffea arabica proporciona a obtenção de bebidas superiores, a região serrana ao norte do estado de Roraima apresenta condições edafoclimáticas favoráveis para o cultivo do arábica. A presente proposição trata do registro de uma marca de café junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI, como estratégia de valoração do café produzido por família indígena da comunidade Kauwê, localizada no extremo norte de Roraima. O trabalho compreende estudos do meio de produção do café, dos atributos que a marca deve observar para expressar valores, despertar anseios em consumidores, com a discussão evoluindo sobre a construção do emblema e o processo de registro da marca no INPI.