Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO LUA OLIVEIRA XAVIER

DISCENTE: PAULO LUA OLIVEIRA XAVIER
DATA: 30/08/2019
LOCAL: INAN

Migrantes indígenas: Os Warao na cidade de Boa Vista- Roraima e o debate sobre os direitos humanos.

Warao, Direitos humanos, etnografia.

ÁREA: Antropologia

A pesquisa tem por objetivo analisar a migração de indígenas da etnia Warao em Boa Vista-Roraima, tomando por base a legislação internacional e nacional sobre os direitos dos povos indígenas no que diz respeito aos Direitos Humanos.  Para tanto, propõe-se o abrigo público “Centro de Referência do Imigrante”, localizado no bairro Pintolândia. Ademais, tem-se como de extrema relevância o estudo da migração dos índios Warao e o debates sobre os Direitos Humanos; já que é de fundamental importância que tais direitos sejam garantidos aos mesmos, assim como suas vozes sejam ouvidas e levadas em consideração. Quanto à metodologia, tem-se uma abordagem de caráter qualitativa, procedendo-se um estudo etnográfico sobre o contexto urbano da migração dos indígenas Warao na cidade de Boa Vista. O referencial teórico encontra-se subdividido em três tópicos, a saber: migração, Warao e Direitos Humanos. No que se diz respeito aos capítulos da dissertação, tem-que que os mesmos se encontram estruturados em três discursões. O primeiro capítulo trata dos direitos fundamentais e povos indígenas; abarcando um percurso histórico, princípios, desafios e relevância na contemporaneidade. O segundo se refere ao povo Warao; suas caraterísticas, peculiaridades e história. Já o terceiro está ligado à questão dos indígenas em deslocamento; conceitos e peculiaridades no contexto brasileiro. Por fim, far-se-á um aglutinamento dos constructos expostos, dando ênfase a suas peculiaridades e projeções futuras.

Presidente - 388045 - CARLOS ALBERTO MARINHO CIRINO
Interno - 412.163.269-91 - EDSON DAMAS DA SILVEIRA - UFRR