Banca de DEFESA: DALCIDES DOS SANTOS ANICETO JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DALCIDES DOS SANTOS ANICETO JÚNIOR
DATA: 26/09/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 01 INAN/UFRR
TÍTULO:

Teatro no corpo: ritual, drama e arte verbal nas performances de surdos na língua brasileira de sinais


PALAVRAS-CHAVES:
Antropologia. Performance. Sociabilidade. Arte Verbal. Língua
Brasileira de Sinais.
 

PÁGINAS: 148
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:
 
A presente dissertação tem como objetivo analisar as atuações performáticas de
surdos em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), sobretudo, a partir das abordagens
de Victor Turner, Richard Schechner e Richard Bauman. A pesquisa de campo e o
grupo de surdos para o corpus dos dados da pesquisa se concentrou no contexto
urbano da cidade de Boa Vista, capital de Roraima. O objeto da pesquisa centrou-se
na análise de três momentos específicos: o sarau bilíngue, a passeata dos surdos e
o arraial dos surdos. A problemática surgiu com os questionamentos acerca das
peculiaridades e nuances na maneira performática dos surdos contarem poesias e
piadas. Nesse aspecto, as performances analisadas se caracterizam por uma forma
diferente na maneira cotidiana de comunicação dos surdos. O tema é de relevância,
pois contribui com os estudos da performance a partir das particularidades visuais e
corporais dos surdos e da língua de sinais. A pesquisa teve por base o método da
pesquisa documental e bibliográfica de cunho qualitativo e a técnica da observação
participante e etnográfica que caracterizou o trabalho de campo. As conclusões
apontam que as performances analisadas dos surdos em LIBRAS, nesta
dissertação, podem ser consideradas como marcadores de uma ‘alteridade livre’, ou
seja, são performances realizadas em momentos de segurança, sem inibição e com
o objetivo maior de alcançar a sociabilidade e troca com os próprios surdos.
Diferente de um cotidiano regido por um mundo majoritariamente ouvinte onde a
comunicação é realizada pela Língua de Sinais, nas performances etnografadas os
surdos alcançam maior quantidade de elementos comunicativos através do uso do
corpo, do espaço, entre outros elementos diacríticos. Por fim, as performances de
surdos suspendem o fluxo de comunicação e o teatro da vida cotidiana, revelando a
poética, a estética, a sátira e o humor dos surdos.
 

MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1496314 - CINARA FRANCO RECHICO BARBERENA
Presidente - 1331784 - MADIANA VALERIA DE ALMEIDA RODRIGUES
Interno - 1759512 - MARCOS ANTONIO PELLEGRINI
Externo ao Programa - 2719070 - SANDRA MORAES DA SILVA CARDOZO
Notícia cadastrada em: 16/09/2019 10:36
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server3.jboss3