Banca de DEFESA: YARA PINHO DE LIMA

DISCENTE : YARA PINHO DE LIMA
DATA : 23/01/2023
LOCAL: Remoto

PANDEMIA DE COVID-19: SAÚDE, CUIDADOS COLETIVOS E VACINA NA COMUNIDADE INDÍGENA BOCA DA MATA - RORAIMA

Covid-19; Saúde; Conhecimento Tradicional; Cuidados Coletivos.

A proposta desse trabalho é analisar os desafios, cuidados e medidas de saúde pública que foram adotadas pela comunidade indígena Boca da Mata, no estado de Roraima, em relação à pandemia do COVID-19. Boca da Mata é um relevante lócus de pesquisa para essa investigação, uma vez que possui habitantes de três etnias distintas, Macuxi, Taurepang e Wapichana. Os procedimentos metodológicos dessa pesquisa foram o levantamento de referências bibliográficas, a realização de trabalho de campo por meio de conversas informais e entrevistas tanto à distância quanto presenciais. Foram realizadas entrevistas com os tuxauas (líderes políticos), profissionais de saúde, professores e também os líderes religiosos (pastores), de forma a levar em consideração o que as lideranças apresentavam aos moradores em relação aos cuidados coletivos com o vírus da Covid-19 e como a vacina foi recebida pelos mesmos. A pandemia da Covid-19 influenciou no modo de viver da comunidade, nos aspectos cultural e religioso, trazendo desafios para os comunitários, como a suspensão por vários meses de trabalhos coletivos locais e realização de assembleias. A coletividade é um aspecto muito relevante para a sociabilidade na Boca da Mata, assim como a concepção de saúde também é coletiva.

Interno - 3148819 - FERNANDO JOSE CIELLO
Interno - 1996642 - JOSE MANUEL FLORES LOPEZ
Externa à Instituição - KATIANE SILVA - UFPA
Presidente - 2065320 - MANUELA SOUZA SIQUEIRA CORDEIRO