Banca de QUALIFICAÇÃO: RAÍSSA NATHANA FREITAS BATISTA

DISCENTE : RAÍSSA NATHANA FREITAS BATISTA
DATA : 29/06/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

“TODOS COMEM”... A RENOVAÇÃO DA FORÇA DA CASA ÁBASSÁ D’ANGOLA TÁTA BOKULÊ EM BOA VISTA-RORAIMA

Candomblé Angola - Sacralização animal - Encontro de Saberes

Este estudo consiste numa etnografia sobre a casa Ábassá D’Angola Táta Bokulê em Boa Vista/RR, através da trajetória de vida de seu fundador, Luiz Carlos Rocha Fournier - Táta Bokulê. Líder religioso, ativista político e mestre dos saberes tradicionais, Carlos Alberto de Souza Fournier Filho/ Tata Bokùlê nasceu no dia 26 de dezembro 1964, em Manaus, Amazonas. Foi iniciado no Candomblé Nação Angola pelo Táta dia Nkisi Mutalembê (Jose Wilson Falcão Real) para o nkisi (orixá) NGongombira, recebendo a dijina (nome) Tata Bokùlê.  Sacerdote com trinta e oito anos de iniciação e mais de setenta filhos de santo, fundou no fim dos anos 1980 a casa Abasa NGola Ngunzu Tata Bokùlê dia NGongombila, primeira comunidade de terreiro de tradição Angola de Boa Vista, Roraima. Enquanto ativista político em prol dos direitos das comunidades de Terreiro em Roraima, Tata Bokùlê se envolveu de forma ativa na discussão acerca da Lei Nº 1.637 de 24 de janeiro de 2022, que institui o Código de Direito e Bem-Estar Animal de Roraima, no qual estabelece normas de proteção aos animais domésticos e silvestres que poderiam vir a criminalizar a sacralização animal nas casas de religião de matriz africana. Esse trabalho visa, portanto, analisar a sacralização animal a partir da perspectiva dos povos de terreiro, tendo como foco a casa e a atuação sacerdotal e política de Táta Bokulê. Além disso, essa etnografia tem por objetivo pensar sua trajetória como líder religioso, sua relação com seus filhos de santo e a transmissão de seus saberes nos terreiros e na Universidade Federal de Roraima, enquanto mestre e professor no projeto Encontro de Saberes.

Externo à Instituição - EDGAR RODRIGUES BARBOSA NETO
Externo à Instituição - JOSE JORGE DE CARVALHO
Interna - 3148725 - LILIAN LEITE CHAVES
Presidente - 2161881 - PABLO DE CASTRO ALBERNAZ