Banca de QUALIFICAÇÃO: RANIERE DE OLIVEIRA CARVALHO

DISCENTE : RANIERE DE OLIVEIRA CARVALHO
DATA : 17/07/2023

Comunidade Warao “Yakera Ine”: crianças indígenas imigrantes refugiadas no sistema escolar de Roraima

Warao - Imigrante - Refugiado - Sistema Escolar - Roraima

O trabalho tem como objetivo analisar a inclusão dos indígenas imigrantes refugiados Warao no sistema escolar de Roraima, residentes numa ocupação no bairro Pintolândia, cidade de Boa Vista. A pesquisa busca compreender como os Warao percebem e se relacionam como a experiência da escola em Boa Vista em relação aos conhecimentos originários dos seus locais de origem. A pesquisa tem como locus a “Comunidade Warao Yakera Ine” e duas escolas municipais onde crianças indígenas Warao estão matriculadas. O trabalho se desenvolve a partir de uma análise da história da educação indígena no estado de Roraima, seguindo com uma análise sobre o processo migratório dos Warao iniciado em 2014 para Roraima, sobre a ocupação e criação da comunidade e, finalmente, a inclusão das crianças nas escolas municipais de Boa Vista.

Externo à Instituição - RAONI BORGES BARBOSA - UFPI
Presidente - 388045 - CARLOS ALBERTO MARINHO CIRINO