Imagens inspecionadas: a estética integracionista na construção visual imagética dos povos indígenas de Roraima pelos fotógrafos da Comissão Rondon
Boa Vista, RR
2023
Fotografia. Fórmula de páthos. Estética. Semiótica da cultura.
A documentação visual imagética sobre os povos indígenas de Roraima, publicada sob o título Índios da região do Rio Branco, no livro Índios do Brasil do norte do rio Amazonas (RONDON, 1953) corresponde ao tema da pesquisa. No processo identificamos e demonstramos as pulsões pathéticas expressas na superfície das fotografias. A carga enérgica de afeto na composição, torna as imagens fotográficas convergentes entre si, independente do tempo e sentido de aparição. Os eixos de argumentação fundamentam-se na interlocução entre a semiótica da cultura e a fórmula de páthos (1929), de Aby Warburg, aplicada às visualidades amazônicas. Dissertamos sobre a complexa trama fotográfica e os sentidos vinculados a ideologia da estética. O aparecimento do signo fotográfico no espaço dialógico entre as culturas indígena e não-indígena é identificado como ponto simbólico de tensão sígnica. As fotografias analisadas são resultado da campanha realizada pela Inspetoria de Fronteiras (1927), na zona limítrofe entre Brasil, Guiana e Venezuela. O conteúdo imagético expressa indícios sobre as práticas significantes e códigos simbólicos implementados pelo Estado Brasileiro. Intencionadas pela articulação de sentidos, em um momento histórico de consolidação da independência e formação da nacionalidade.