PPGCOM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: EVILENE PAIXÃO GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EVILENE PAIXÃO GOMES
DATA : 18/03/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 160 – Bloco I, UFRR
TÍTULO:

PRÁTICAS ETNOCOMUNICACIONAIS YANOMAMI NO TWITTER: O CASO DA CAMPANHA FORA GARIMPO, FORA COVID


PALAVRAS-CHAVES:

Etnocomunicação; Ativismo Digital; #foragarimpoforacovid; Garimpo Ilegal; Yanomami.


PÁGINAS: 119
RESUMO:

Esta dissertação investiga as práticas etnocomunicacionais dos Yanomami no Twitter, focando na campanha “Fora Garimpo, Fora Covid”. Utilizando dados do Censo de 2022, a pesquisa destaca Roraima como o estado brasileiro com a maior proporção de indígenas, com destaque para a Terra Yanomami, a maior terra indígena do país e epicentro da campanha. O estudo analisa o impacto devastador do garimpo ilegal na Terra Yanomami, destacando a contaminação ambiental, a propagação de doenças e a violência contra os povos indígenas. A pesquisa examina a campanha “Fora Garimpo, Fora Covid”, lançada pelo Fórum de Lideranças Yanomami e Ye’kwana, utilizando o Twitter como ferramenta de pressão política e engajamento social. O objetivo principal é analisar a estratégia de comunicação da campanha no Twitter e entender a importância da etnocomunicação na defesa dos direitos dos povos da Terra Yanomami. A pesquisa mapeia o discurso do porta-voz Dário Vitório Kopenawa Yanomami, investigando a recepção e os efeitos das postagens no Twitter, além de avaliar os resultados alcançados pela campanha. A dissertação também reflete sobre a comunicação na Amazônia brasileira, a partir da perspectiva da pesquisadora, que atua como jornalista em Roraima e assessora lideranças indígenas Yanomami. O estudo aborda o contexto histórico dos Yanomami, a invasão do garimpo ilegal, a pandemia da Covid-19, e as estratégias de comunicação e ativismo digital. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem transmetodológica, incorporando perspectivas históricas, culturais, etnográficas e práxiológicas. O foco analítico se concentra nos discursos e interações no Twitter durante a campanha, utilizando a hashtag #foragarimpoforacovid como indicador quantitativo. A dissertação conclui com uma avaliação positiva dos resultados da campanha e suas implicações para a etnocomunicação e a defesa dos direitos indígenas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - NORAH SHALLYMAR GAMBOA VELA - UNESR
Interna - 2109425 - VANGELA MARIA ISIDORO DE MORAIS
Presidente - 2064327 - VILSO JUNIOR CHIERENTIN SANTI
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 14:40
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server4.jboss4