PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: SUZIANE DA SILVA OLIVEIRA

DISCENTE: SUZIANE DA SILVA OLIVEIRA
DATA: 22/11/2021
LOCAL: ON-LINE

A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO/A PROFESSOR/A DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE RORAINÓPOLIS-RR NA ATUAL CONJUNTURA POLÍTICA E SOCIAL

Identidade docente. Professor/a do campo. Processos formativos. Educação do Campo.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural

A presente dissertação tem a finalidade de estudar a construção identitária dos/as professores/as do campo no município de Rorainópolis/RR. A pesquisa baseia-se em um estudo de caso em quatro escolas localizadas dentro de vicinais do município, as quais apresentam condições de difícil acesso decorrentes de problemas de infraestrutura rodoviária e insuficiência de transportes. O principal instrumento empregado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada com oito professores/as que constituem o quadro docente dessas escolas. Ancorada no conceito de identidade desenvolvido por Bauman (2005); Castells (2018), além das concepções de educação defendidas por Freire (2001; 2010; 2011; 2013) e, especificamente, educação do campo, discutidas em Arroyo (2007, 2011); Caldart (2002, 2004, 2012); Ghedin (2001; 2016), a pesquisa teve o objetivo de entender como ocorre o processo de construção identitária dos/as professores/as do campo de escolas das vicinais do município de Rorainópolis/RR, o que implicou compreender as relações que se estabelecem entre processos e elementos formativos agregados ao ser e ao fazer pedagógico dos/as professores/as em meio a tantos impasses do contexto. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, a análise de conteúdo de Bardin (2011) foi a técnica utilizada para organizar os dados coletados, que ficaram categorizados em: perfil do professor, experiências pessoais e profissionais, processos formativos, concepções e afirmação identitária. A entrevista com os/as professores/as permitiu constatar que: todos/as tiveram dificuldades socioeconômicas na infância, na juventude e na fase adulta, de modo que a grande parte vivenciou uma realidade de migração, em busca de melhores condições de vida, além de iniciar a vida laboral desde a infância; a maioria confia seu desenvolvimento profissional quase que exclusivamente a formações generalistas da área de ensino, que não dão conta da construção do pensamento crítico e reflexivo do professor no contexto específico de docência no campo; as formações continuadas proporcionadas pela SEMED ou instituições parceiras não contemplam a realidade das escolas locais, sua diversidade, demandas e carências, no sentido de transformar a realidade educativa do município; todos os/as professores/as sentem grande afinidade com a docência do campo, bem como expressam expectativas de melhoras para o campo e a busca por se construir e se reconstruir, a partir do processo reflexivo, em benefício de um projeto transformador para educação do campo. Portanto, conclui-se que a maioria dos/as professores/as constrói suas formações profissionais a partir do que está disponível e ofertado em cursos e encontros aligeirados, sob parcerias ou pela própria SEMED e que há necessidade de se investir em formação continuada específica para o desenvolvimento profissional do professor/a do campo no município de Rorainópolis-RR.

Externo à Instituição - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES - UFS
Presidente - 2331915 - SERGIO LUIZ LOPES