PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANTONIA LUZIVAN MOREIRA POLICARPO

DISCENTE: ANTONIA LUZIVAN MOREIRA POLICARPO
DATA: 28/12/2021
LOCAL: ON-LINE

O ESTUDANTE SURDO EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E SEU PROCESSO FORMATIVO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Palavras-chave: Estudante surdo; Inclusão; Cursos técnicos; Processo formativo.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

A investigação proposta nesta pesquisa se insere na temática que suscita problematizações sobre os discursos que envolvem os processos formativos de estudantes surdos em cursos técnicos de nível médio. O estudo foi realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima, por meio da linha de pesquisa, Educação e Processos Inclusivos, com o objetivo de analisar como é caracterizado o perfil do estudante surdo nos cursos técnicos de nível médio, ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/Campus Boa Vista, a partir dos discursos que instituem seu processo formativo na perspectiva inclusiva. Para sustentação desta pesquisa, cuja temática, envolveu diferentes áreas de investigação que atravessam a educação de surdo, entre as quais destaco, a Educação Especial na perspectiva da inclusão e os Estudos Surdos. Nessa perspectiva, busquei apoio teórico em autores das áreas acima citadas e do campo dos Estudos Culturais em Educação. A motivação da investigação se deu pela carência de compreender os impactos que as políticas promovem nos modos de viver e pensar dos sujeitos surdos, tanto no contexto escolar e social, como sobre o sentido dado às práticas de ensinar e aprender e a maneira como os estudantes surdos concebem os conhecimentos produzidos, no contexto da educação profissional. A organização didática e metodológica desse estudo, possui ênfase na pesquisa qualitativa do tipo descritiva e procurou distribuir as ações em dois momentos. No primeiro, ocorreu a seleção da materialidade de estudo referente aos documentos legais que compõem o acervo institucional do lócus da pesquisa, a saber: o Plano de Desenvolvimento Institucional; Projetos Pedagógicos de Cursos Técnicos e a Organização Didática. No segundo momento, a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com professores, coordenadores de cursos técnicos, tradutores/intérpretes de Libras e estudantes surdos. Para operacionalizar a análise do material coletado, busquei apoio na noção de discurso como a principal ferramenta analítica e direcionei o olhar para entender o pensamento constituído dentro do espaço da investigação, pela perspectiva do pensamento de Michel Foucault. Com base na pesquisa, foi possível constatar que o perfil formativo do estudante surdo que frequenta os cursos técnicos no Campus Boa Vista, não se diferencia dos demais, visto que todos estão inseridos em discursos e práticas normatizadas pelas diretrizes administrativas e políticas educacionais que controlam e regulam o fazer pedagógico, para essa modalidade e nível de ensino. Cenário, no qual as políticas institucionais formam o conjunto de normas e disciplinas, funcionam como ferramentas que refletem as relações de poder e saber e interferem nos modos de produzir subjetividades e identidades nesse espaço. Contudo ficou visível na pesquisa que a condução das ações pedagógicas e políticas institucionais nem sempre consideram as necessidades e interesses dos estudantes surdos. Isso ocorre, quando negam a diferença sociocultural e linguística desses sujeitos, descaracterizando e submetendo-os a tipos de ensinoaprendizagem pensados para o padrão ouvinte. Portanto, conclui-se que a acessibilidade e a permanência objetivam promover o êxito dos estudantes no que se refere a aprendizagem, para que sejam aprovados e concluam o curso. E nesse sentido, a construção formativa no IFRR/CBV, busca investir em práticas de ensino para a permanência e êxito de todos os estudantes com foco na inclusão da diversidade e trabalha na intenção de potencializar o desenvolvimento das habilidades e competências a serem requeridas nos cursos técnicos.

Externo à Instituição - ALESSANDRA DE SOUZA SANTOS - UERR
Presidente - 1496314 - CINARA FRANCO RECHICO BARBERENA