PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE FERNANDES COSTA

DISCENTE : ALINE FERNANDES COSTA
DATA : 03/04/2022
LOCAL: online

SABERES DOCENTES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: um estudo a partir da narrativa de professores que atuam no atendimento educacional especializado das escolas municipais de Boa Vista/RR

TEA. Saberes.Inclusão.

A inclusão escolar dos alunos com Transtorno do Espectro Autista é uma realidade muito discutida no Brasil e no mundo. Tanto nas escolas públicas quanto nas escolas privadas, a presença de alunos público-alvo da Educação Especial, dentre eles, as crianças com Transtorno do Espectro Autista é notada, entretanto, a oferta de um ensino que garanta a participação e o aprendizado dessas crianças ainda se encontra em construção.

Em Roraima, antes mesmo da Política de Educação Especial na Perspectiva de a Educação Inclusiva - PEEPEI ser implementada pelo governo federal, as crianças público-alvo da Educação Especial já recebiam um Atendimento Educacional Especializado de forma complementar ao ensino. A oferta desse atendimento, ocorria no Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE), espaço que desde 1991, contava com uma equipe formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais e, a partir de 1995, passou a contar também, com o Pedagogo. (SIEMS, 2016).

Nesse sentido, um espaço destinado ao apoio de alunos público-alvo da Educação Especial já existia para atender a demanda dos alunos das escolas municipais. A partir do ano de 2006, quando houve o lançamento do programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, implementado pelo MEC (BRASIL, 2006), a dinâmica desse atendimento mudou, foi percebida uma grande expansão das Salas de Recursos Multifuncionais (espaços destinados ao Atendimento Educacional Especializado), uma projeção de alcance em todas as escolas (municipais, estaduais públicas e privadas) e consequentemente, a demanda de novos profissionais.

Nos anos seguintes, veio a resolução nº 4 de 2 de outubro de 2009, que instituiu as diretrizes operacionais para o AEE na educação básica, enfatizando que para atuar nesse espaço, além de formação inicial para exercer a docência, o profissional necessitaria também, de formação específica na área da Educação Especial.

Siems e Alves (2018), abordam essa perspectiva e sinalizam a necessidade de estudos que acompanhem essas mudanças e que percebam de que forma o governo federal, que subsidia esse programa, trata da formação dos professores para atuar nesses espaços e como essa dinâmica favorece o ensino das crianças público-alvo da Educação Especial.

Neste cenário, esta pesquisa toma como referência as narrativas autobiográficas de professores do Atendimento Educacional Especializado das escolas municipais de Boa Vista/RR. Na tentativa de conhecer o professor que atua nesse espaço, as repercussões do seu processo formativo e de atuação e o modo como este vem construindo os saberes necessários para a prática, especificamente no ensino de crianças com TEA.

Tardif (2020) afirma que o saber do professor está relacionado com sua pessoa e identidade, está relacionado com sua experiência de vida e com sua história profissional, com suas relações com os alunos em sala de aula e com outros atores da escola. Nesse sentido, o estudo procura perceber a existência do professor imerso num contexto específico, com história de vida repleta de vivências com as quais a construção dos saberes está diretamente relacionada.

As perguntas que nortearão este estudo serão: Quais saberes são construídos pelos professores do Atendimento Educacional Especializado ao atuarem no ensino de crianças com TEA? De que forma os professores constroem esses saberes? Quais são as formações (formativas e performativas) que corroboram com a construção desses saberes?

Presidente - 1058720 - GILVETE DE LIMA GABRIEL
Interno - 1877021 - JOAO HENRIQUE DA SILVA