PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DAFNE SOUSA DE OLIVEIRA

DISCENTE : DAFNE SOUSA DE OLIVEIRA
DATA : 06/06/2022
LOCAL: ON-LINE

CONDIÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA EM CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

Palavras-chave: Deficiência, Formação de Professores, Ensino Superior.

Compreender quais as condições de formação vivenciadas por estudantes com deficiência em cursos de licenciatura da Universidade Federal de Roraima e como essas experiências contribuem para sua constituição como profissionais da educação é a problemática que compõe este estudo. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se teórica e metodologicamente na perspectiva histórico-cultural, baseada na obra de Lev Semionovitch Vigotski e Mikhail Bakhtin, e tem como pressuposto filosófico o materialismo histórico-dialético. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa e os instrumentos para a construção dos dados compreendem entrevistas individuais e coletivas com roteiro semiestruturado. Nas entrevistas individuais, foram pontuados os aspectos que traçam o perfil do participante, o perfil familiar e os indicadores sociais. Na entrevista coletiva, as questões apresentadas envolveram os caminhos para o acesso ao Ensino Superior e a temática da permanência, buscando também compreender as contribuições das tecnologias assistivas, as práticas pedagógicas e a rede de apoio para esses estudantes com deficiência e quais eram as perspectivas de atuação profissional e as percepções em relação à inclusão. Para a análise dos dados obtidos na pesquisa, serviu de apoio o método desenvolvido com base nos estudos do filósofo linguista Mikhail Bakhtin, da análise dialógica do discurso. Os sujeitos participantes que constituíram a amostra da pesquisa eram alunos com deficiência, graduandos dos cursos de licenciatura em Música, Artes Visuais e Letras Francês. A partir da análise de dados, foi possível concluir que o professor com deficiência em formação conta com suportes pedagógicos e tecnológicos do órgão de apoio da universidade, no entanto foi sinalizado que esse respaldo ainda precisa ser mais acessível e próximo dos professores formadores dos diferentes cursos. Também foi possível concluir que o principal apoio para a permanência dos estudantes em seu curso de formação refere-se às relações com os pares e também com os professores formadores mais empáticos. Como conclusão, os achados indicaram que esses professores com deficiência, ao se graduarem, entram no mercado de trabalho com apreensões relacionadas às condições de trabalho, às relações entre aluno e professor e entre comunidade escolar e professor. Em seus discursos, destaca-se a presença do desejo de realizarem uma atuação profissional que favoreça o desenvolvimento pleno dos estudantes.

Externo à Instituição - ALEXANDRO BRAGA VIEIRA - UFES
Interno - 1877021 - JOAO HENRIQUE DA SILVA
Presidente - 1323098 - MARIA EDITH ROMANO SIEMS
Notícia cadastrada em: 06/06/2022 08:38