PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: VANESSA LIMA LAMAZON

DISCENTE : VANESSA LIMA LAMAZON
DATA : 19/08/2022
LOCAL: online

EA EDUCAÇÃO E O ENFRETAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM BALANÇO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 2010 A 2020

Violência sexual. Educação. Criança e Adolescente.

A violência contra crianças e adolescentes não é um fato recente, nem sua discussão na escola. Estudos sinalizam fragilidades relativas à formação inicial e continuada de profissionais da escola no que se refere a situações de enfrentamento à violência sexual (identificação, abordagem e encaminhamento de casos). A pesquisa realizada teve como objetivo geral analisar estudos brasileiros que apontam a participação das unidades escolares na identificação e nos encaminhamentos em casos de violência sexual contra crianças e adolescentes entre os anos de 2010 e 2020. O levantamento de teses e dissertações foi realizado nos arquivos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A pesquisa identificou 18 estudos, sendo 5 teses e 13 dissertações, trabalhos com objetivos específicos que buscaram apreender as características socioeconômicas de gênero, raça e etnia das vítimas e qual a participação da escola nesse contexto. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica, sendo realizada a análise de conteúdo em suas fases de leitura, categorização e construção das inferências. Os descritores pesquisados foram: “violência sexual contra crianças e adolescentes; escola”, buscando-se responder ao seguinte questionamento: Qual a participação da escola no processo de identificação e encaminhamentos de casos de violência contra crianças e adolescentes?”. Considerou-se a hipótese de que os profissionais da escola, que estariam em contato diário com as vítimas, poderiam identificar de forma mais rápida a violência impetrada que os outros órgãos de proteção, uma vez que crianças e adolescentes passam grande parte de seu tempo na escola, depois do ambiente familiar. Os resultados apontam que a maioria dos sujeitos violados estão em idade escolar obrigatória e sofrem violência intrafamiliar. Verificouse que as violências contra crianças e adolescentes têm sido percebidas na escola, mas há uma subnotificação por seus agentes em razão das dificuldades encontradas em relação à abordagem e aos encaminhamentos de casos, seja pela falta de formação para o enfrentamento e/ou por medo de represálias. Os resultados sugerem também a necessidade de formação dos profissionais escolares e articulação para que a escola compreenda seu papel frente à rede de enfrentamento e proteção de crianças e adolescentes, fortalecendo a luta contra as violências sofridas por seu público-alvo, uma vez que os sujeitos violados em sua maioria são meninas e que a escola, depois da família, é o principal lugar de socialização e convívio, sendo um espaço propício para se identificar as consequências desse trauma.

Presidente - 1498567 - FLAVIO CORSINI LIRIO
Externo à Instituição - GENYLTON ODILO RÊGO DA ROCHA - UFPA
Interno - 1877021 - JOAO HENRIQUE DA SILVA
Notícia cadastrada em: 19/08/2022 10:21