PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DORANEY BAÍA MOTA FIGUEIRA

DISCENTE : DORANEY BAÍA MOTA FIGUEIRA
DATA : 31/08/2022
LOCAL: Via remoto

RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO E PRÁXIS DO PEDAGOGO COM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E CURRÍCULO DE ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE PÚBLICA RORAIMENSE

Formação de professores. Práxis pedagógica. Currículo.

O presente projeto consiste em uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, descritivo e explicativo, em uma abordagem qualitativa, que busca investigar a relação entre a formação e a práxis do Pedagogo com o processo de ensino aprendizagem, no 1º ano do Ensino Fundamental I em uma escola municipal de Boa Vista-RR.

Seu intuito é pesquisar a relevância da formação universitária do pedagogo relacionada às suas práticas escolares que, por sua vez, se estabelecem, como se sabe, a partir da aplicação de um currículo formalmente estabelecido nacionalmente e concretizam um processo educacional que se define em um “currículo real”, com os incontáveis entraves que evidenciam os desafios da prática do educador.

Nesse sentido, as ações educativas vivenciadas na escola corporificam, em suas práticas pedagógicas, a formação acadêmica e humana do professor – como consequências do currículo da formação superior e das compreensões que o então acadêmico faz deste currículo, que envolvem todos os elementos constituintes de sua história como ser humano. Assim, o profissional da educação, ao efetivar suas ações didático-pedagógicas, contrapondo sua formação teórico-prática com a realidade de sala de aula, percebe entraves no decorrer desse processo, os quais serão analisados no decorrer da pesquisa.

Obviamente, há uma relação direta entre a formação do educador – e suas idiossincrasias – e suas práticas pedagógicas, bem como não é inovador observar que, de modo geral, as dificuldades que se encontram no processo ensino aprendizagem podem se situar como uma questão desta práxis. Surge, então, o primeiro questionamento desta pesquisa: teria o professor, clareza da relação entre tais fatores – formação, prática, currículo – e suas deficiências? Essa questão define o itinerário desta pesquisa.

Dentre os pontos que justificam esta proposta de pesquisa, destaca-se que ela oriunda do interesse pessoal e profissional da pesquisadora, que sempre esteve envolvida nos processos de formação de professores, como docente ou coordenadora pedagógica, em todos os níveis da Educação Básica, e sua experiência em identificar as dificuldades dos processos de ensino aprendizagem e pontos em que a formação docente – e a forma como ele se apropriou ou não desta formação – necessitavam de aprimoramentos teóricos para subsidiar as práticas.

É possível observar que muitos professores da Educação Básica, especificamente, pedagogos – profissionais que atuam no Ensino Fundamental I, nível do ensino, para o é exigida a formação em Pedagogia – questionam, informalmente, a razão pela qual seja obrigatória a graduação de Licenciatura em Pedagogia. Outros criticam a lacuna existente entre as teorias estudadas no decorrer desta graduação e os desafios das demandas que surgem em salas de aula. De tais demandas, apresenta-se, como problema para esta pesquisa, pensar como a formação do pedagogo se relaciona em sua práxis no processo de ensino aprendizagem de alunos no 1º ano do Ensino Fundamental I.

Partindo do problema supracitado, tem-se, como proposição da pesquisa, a contribuição referente à exploração de elementos – objetos, mecanismos, ideias, ideologias e profissionais – que são envolvidos no contexto escolar de maneira direta, apesar de nem sempre serem explícitos ao olhar de quem questiona ou critica a relação entre formação e práxis do pedagogo. Assim, objetiva-se conhecer respostas às lacunas de estudos que procuram compreender como a formação universitária dos pedagogos relaciona-se às suas práticas, e como a práxis da docência é construída, pela apropriação ou não dos saberes do currículo de Pedagogia.

Externo ao Programa - 1549210 - AMERICO ALVES DE LYRA JUNIOR
Presidente - 1790361 - PEDRO AUGUSTO HERCKS MENIN