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Banca de QUALIFICAÇÃO: JONATHAN ESPINOSA ALVAREZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JONATHAN ESPINOSA ALVAREZ
DATA : 15/09/2022
HORA: 15:00
LOCAL: UFRR
TÍTULO:
ETNOEDUCAÇÃO NA COLÔMBIA: FUNDAMENTOS CONCEITUAIS E EPISTEMOLÓGICOS DE SEUS 
DEBATES E POLÍTICAS

PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Etnoeducação. Currículo.


PÁGINAS: 44
RESUMO:
O tema central deste projeto de pesquisa está relacionado à educação étnica em Colômbia, isso faz parte da 
Lei 115 de 1994, também chamada de Lei Geral de Educação. Etnoeducação é o nome dado à educação voltada
 para as etnias do país: indígenas, afro-colombianos e ciganos (COLÔMBIA, 1994). No entanto, devido à sua 
expressão população, este projeto pretende focar nos dois primeiros. Assim, o objetivo de projeto é analisar os 
fundamentos conceituais e epistemológicos dos debates e políticas para a educação étnica, particularmente no que
 se refere aos povos indígenas e comunidades afro-colombianas. Trata-se de uma pesquisa documental qualitativa
 enquadrada em o paradigma interpretativo (DENZIN; LINCOLN, 2017). A educação étnica nasceu, junto com
 outras políticas, para responder às demandas feito pelo movimento indígena e pelos movimentos afro-colombianos,
 negros, raizal e Palenquero (ou simplesmente afro-colombiano) nas últimas três décadas do século passado
 (BENAVIDES, 2009; CASTILLO; CAICEDO, 2015; ROJAS; CASTILLO, 2005; WABGOU et al., 2012). Nesse 
aspecto é uma conquista desses movimentos e uma tentativa de reconhecer a importância desses grupos, 
fortalecer sua identidade, sua cultura, seus conhecimentos, suas línguas. Essa política educacional pode ser 
interpretada tanto como parte de um processo de mudança, de um transferência de uma concepção que nega
 o diferente daquela que dialoga com ela e a inclui, bem como um esforço para reduzir o tamanho da lacuna de
 desigualdade entre essas comunidades e o resto da sociedade. É por esta razão que este projeto faz parte da
 linha dois de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima
 (UFRR), que Chama-se Educação e processos inclusivos. Neste trabalho, o objetivo de aprofundar a
 compreensão dessa política, seus fundamentos, os debates que a antecederam, seu contexto histórico, 
político, seus objetivos, sua recepção nos grupos a que se dirige ou sua relação com o a educação intercultural
 em outros países da região é vista como uma oportunidade para compreendê-la de forma mais ampla e,
 talvez, como possibilidade de identificar seu alcance ou conceber outras abordagens que possibilitem a 
implementação de uma educação de acordo com os interesses e necessidades das populações indígenas e 
afro-colombianas.

MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 388046 - ANA LUCIA DE SOUSA
Interna - 1871322 - LEILA ADRIANA BAPTAGLIN
Presidente - 2352244 - MAXIM PAOLO REPETTO CARRENO
Notícia cadastrada em: 31/08/2022 17:33
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