ETNOEDUCAÇÃO NA COLÔMBIA: FUNDAMENTOS CONCEITUAIS E EPISTEMOLÓGICOS DE SEUS
DEBATES E POLÍTICAS
Educação. Etnoeducação. Currículo.
O tema central deste projeto de pesquisa está relacionado à educação étnica em Colômbia, isso faz parte da
Lei 115 de 1994, também chamada de Lei Geral de Educação. Etnoeducação é o nome dado à educação voltada
para as etnias do país: indígenas, afro-colombianos e ciganos (COLÔMBIA, 1994). No entanto, devido à sua
expressão população, este projeto pretende focar nos dois primeiros. Assim, o objetivo de projeto é analisar os
fundamentos conceituais e epistemológicos dos debates e políticas para a educação étnica, particularmente no que
se refere aos povos indígenas e comunidades afro-colombianas. Trata-se de uma pesquisa documental qualitativa
enquadrada em o paradigma interpretativo (DENZIN; LINCOLN, 2017). A educação étnica nasceu, junto com
outras políticas, para responder às demandas feito pelo movimento indígena e pelos movimentos afro-colombianos,
negros, raizal e Palenquero (ou simplesmente afro-colombiano) nas últimas três décadas do século passado
(BENAVIDES, 2009; CASTILLO; CAICEDO, 2015; ROJAS; CASTILLO, 2005; WABGOU et al., 2012). Nesse
aspecto é uma conquista desses movimentos e uma tentativa de reconhecer a importância desses grupos,
fortalecer sua identidade, sua cultura, seus conhecimentos, suas línguas. Essa política educacional pode ser
interpretada tanto como parte de um processo de mudança, de um transferência de uma concepção que nega
o diferente daquela que dialoga com ela e a inclui, bem como um esforço para reduzir o tamanho da lacuna de
desigualdade entre essas comunidades e o resto da sociedade. É por esta razão que este projeto faz parte da
linha dois de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima
(UFRR), que Chama-se Educação e processos inclusivos. Neste trabalho, o objetivo de aprofundar a
compreensão dessa política, seus fundamentos, os debates que a antecederam, seu contexto histórico,
político, seus objetivos, sua recepção nos grupos a que se dirige ou sua relação com o a educação intercultural
em outros países da região é vista como uma oportunidade para compreendê-la de forma mais ampla e,
talvez, como possibilidade de identificar seu alcance ou conceber outras abordagens que possibilitem a
implementação de uma educação de acordo com os interesses e necessidades das populações indígenas e
afro-colombianas.