PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: PAOLA BEATRIZ FROTA ALMEIDA

DISCENTE : PAOLA BEATRIZ FROTA ALMEIDA
DATA : 27/09/2022
LOCAL: UFRR

PEDAGOGIA HOSPITALAR NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ESTADO DE RORAIMA FRENTE AO CENÁRIO NACIONAL NO PERÍODO DE 2011 ATÉ 2020

Pedagogia Hospitalar. Resultados nacionais. Resultados em Roraima. Revisão Sistemática-Integrativa.

Esta pesquisa teve como objetivo compreender o estado atual da inserção da Pedagogia Hospitalar em Roraima frente ao cenário nacional, com base em revisão sistemática integrativa da literatura sobre o tema, no período 2011 a 2020. A Pedagogia Hospitalar refere-se a uma ação educacional multidisciplinar que oferta à criança e jovem em âmbito hospitalar e domiciliar, um acompanhamento escolar, emocional e social, norteada por teorias e práticas pautadas na ciência e na dignidade humanas. Tem-se como um dos conceitos do tema a Inclusão social, firmando um elo com a proposta da Linha 2, Educação e Processos Inclusivos, do Mestrado em Educação, ofertado pelo PPGE/UFRR, um espaço enriquecedor das discussões acadêmicas, considerando o aspecto complexo inerente aos sujeitos e contextos que emergem da sociedade.  O delineamento e percurso metodológico adotado ocuparam-se de realizar a revisão sistemática-integrativa da literatura à luz das etapas procedimentais fundamentadas por Mendes, Silveira e Galvão (2008) e Botelho, Cunha e Macedo (2011). As buscas por produções do conhecimento no cenário nacional tiveram como base as plataformas de dados científicos BDTD, SciELO e REE, que por meio das palavras-chave “pedagogia hospitalar and educação; classe hospitalar and educação e pedagogia hospitalar and classe hospitalar and educação, somadas aos filtros e critérios de inclusão, chegou-se a uma amostra de 12 artigos, 41 dissertações e 8 teses, totalizando em 61 produções. A metodologia aplicada para as buscas no Estado de Roraima foi o acesso às bibliotecas digitais da UFRR, UERR e IFRR, instituições públicas de ensino superior, buscando produções sobre Pedagogia Hospitalar publicadas nas bibliotecas digitais das IES. . Aplicou-se em cada cenário a revisão sistemática, com o objetivo de contextualizar os cenários traçando um perfil das produções encontradas. Para a realização da revisão integrativa foi realizada análise qualitativa sobre produções selecionadas por foco temático, norteada por categorias de análise e resultado. Os resultados da revisão sistemática apontaram como destaque no cenário nacional que a região norte foi a que menos produziu, enquanto a sudeste despontou em produções; que o Estado que mais publicou foi São Paulo e a área do conhecimento mais expressiva nos resultaddos foi a Educação e que, sob focos temáticos diversos os escolhidos para categorização dos resultados e análise foram os mais destacados. Em Roraima foram encontrados TCCs, sob os focos temáticos da prática e atividades pedagógicas, envolvendo leitura, o lúdico, contação de histórias, papel do pedagogo e da pedagogia hospitalar. O mapeamento segue apresentando perfil metodológico entre outras observações específicas das produções no Estado de Roraima. A partir das categorias definidas na etapa 4 dos procedimentos da revisão sistemática integrativa pode-se inferir que os apontamentos, desafios e encaminhamentos sobre “Formação de Professor”, “Atividades pedagógicas” e “Pedagogia/Classe Hospitalar – implantação e estrutura”, compartilham, em termos gerais, de realidades similares, mas que devido as peculiaridades dos contextos, os encaminhamentos ganham rumos que perpassam pela necessidade de formação profissional para a realização do atendimento pedagógico no hospital; melhoria da relação entre profissionais da saúde e educação; maior sensibilização dos gestores públicos para atender as demandas do atendimento na sociedade; indicações de incentivo às pesquisas na área da Pedagogia Hospitalar como instrumento de socialização do conhecimento nessa área, mas também como instrumento propulsor de futuras ações que fortaleçam e regulamentem o atendimento educacional no âmbito hospitalar entre outros encaminhamentos.

Interna - 1496314 - CINARA FRANCO RECHICO BARBERENA
Externa à Instituição - ENEIDA SIMÕES FONSECA - UERJ