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Banca de DEFESA: MARCELINA VERÔNICA PINTO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELINA VERÔNICA PINTO DE SOUZA
DATA : 08/09/2022
HORA: 08:30
LOCAL: online
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE PROTÓTIPO DE JOGO EDUCATIVO DIGITAL CONSTRUIDO PARA ENSINAR PROFESSORES A DISITINGUIR VERDADEIROS DE FALSOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

análise do comportamento; jogo educativo digital; objetivos de aprendizagem; programação de condições de ensino


PÁGINAS: 31
RESUMO:

Contexto. Na presente pesquisa, trabalharemos com o teste de um protótipo de jogo educativo digital tendo como princípios orientadores do trabalho a Análise do Comportamento, enquanto teoria psicológica, e o design interativo na qualidade de metodologia para a criação de jogos. Objetivo. Avaliar a eficiência de um protótipo de jogo educativo digital para o ensino do comportamento de “distinguir verdadeiros de falsos objetivos de aprendizagem” para professores do ensino superior. Método. Os participantes desta pesquisa serão seis professores do ensino superior, sendo três do sexo feminino e três do sexo masculino, cuja porcentagem de acertos no Inventário Conceitual sobre Objetivos de Aprendizagem (ICOA) seja inferior a 60%. Para avaliar o funcionamento do jogo quantos às características de usabilidade e engajamento, serão realizados encontros presenciais, o que possibilita registrar comentários feitos pelo participante durante as sessões do jogo, para os referidos registros será utilizado o Protocolo de Observação de Comportamentos Indicadores de Usabilidade (POCIU): onde registraremos “Perguntas relacionadas ao jogo” (PJ) e “Pedidos de ajuda sobre como proceder no jogo” (PA). A soma de ocorrências de comportamentos dessa natureza indicará, quanto maior o número, um grau menor de usabilidade e, quanto menor o número, um grau maior de usabilidade do protótipo de jogo. Comentários que não sejam classificados em nenhuma das categorias descritas serão, então, classificados como “Outras respostas” (OA). As análises desses comentários dependerão de seu conteúdo e do contexto no qual ocorreram, devendo ser abordados nas seções de resultados e discussão. Além das categorias que serão utilizadas será registrado o tempo que cada participante levará para executar o jogo. Os comentários dos professores serão registrados ao longo do jogo pelo Protocolo de Observação de Comportamentos Indicadores de Engajamento (POCIE). Resultados. Pendente [BREVE DESCRIÇÃO SOBRE OS ACHADOS DO ESTUDO QUE CONFEREM SUPORTE À CONCLUSÃO]. Conclusão. Pendente [O QUE CIENTISTAS PODEM APRENDER A PARTIR DESSE ESTUDO COMO ACRÉSCIMO AO CONHECIMENTO]. Implicações educacionais. Pendente [SUGESTÃO DE COMO USAR AS CONCLUSÕES PARA APERFEIÇOAR A EDUCAÇÃO].


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1871322 - LEILA ADRIANA BAPTAGLIN
Presidente - 1115507 - MARCELO HENRIQUE OLIVEIRA HENKLAIN
Externa à Instituição - VIVANE DE BONA - UFPE
Notícia cadastrada em: 07/09/2022 11:01
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