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Banca de DEFESA: ROSIELMA BARROSO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSIELMA BARROSO DA SILVA
DATA : 19/09/2022
HORA: 16:00
LOCAL: online
TÍTULO:

A FEMINIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM RORAIMA: O CURSO NORMAL REGIONAL MONTEIRO LOBATO NOS JORNAIS O ÁTOMO E BOA VISTA (1949-1964)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Mulher. Feminização. Jornais. TFRB.


PÁGINAS: 127
RESUMO:

Esta pesquisa tem por objetivo analisar os discursos das instituições políticas, sociais e econômicas quanto ao papel social da mulher no Curso Normal Regional Monteiro Lobato (CNRML), encontrados nos jornais O Átomo e Boa Vista e nos documentos da própria instituição. Utilizamos a abordagem metodológica qualitativa com base na pesquisa documental, em que os documentos selecionados foram analisados de acordo com a Teoria da Análise de Conteúdo fundamentada por Laurence Bardin (1977). Para o desenvolvimento teórico, discutimos as categorias: trabalho, educação e gênero, em que as duas últimas apresentaram subcategorias, respectivamente, profissionalização docente e feminização. Com o auxílio do aporte teórico-metodológico analisamos os jornais O Átomo e Boa Vista, assim como os documentos do CNRML, que apresentam aspectos metodológicos duais, sendo sujeitos e objetos da investigação. As categorias de análise foram definidas como: fusão Igreja-Estado, espaços femininos, estereótipos sobre ser mulher, aspectos cívicos na atuação das professoras e transgressão dos estereótipos (para análise dos jornais) e as categorias: trabalho, educação, gênero e feminização do trabalho docente (para análise dos documentos/leis CNRML). Os discursos sobre ser mulher no Território Federal do Rio Branco (TFRB), na década de 40 e 50, apontavam para uma mulher que deveria ser mãe-esposa-dócil-abnegada-patriota, por este motivo as professoras exerciam a docência nessa ambiguidade, ensinando as crianças a amarem a Deus e a Pátria. O processo de feminização do trabalho docente foi perpassado por contradições, dualidades e incertezas em que as mulheres desempenharam suas funções como professoras diante de uma profissão marcada por discursos sobre a feminilidade, mas ao mesmo tempo se tornaram protagonistas de suas histórias, marcando o magistério rio-branquense, vendo na docência a possibilidade de mudança de vida.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2358566 - JESSICA DE ALMEIDA
Presidente - 1871322 - LEILA ADRIANA BAPTAGLIN
Externa à Instituição - RAIMUNDA GOMES DA SILVA - UERR
Notícia cadastrada em: 09/09/2022 16:42
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