A FEMINIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM RORAIMA: O CURSO NORMAL REGIONAL MONTEIRO LOBATO NOS JORNAIS O ÁTOMO E BOA VISTA (1949-1964)
Educação. Mulher. Feminização. Jornais. TFRB.
Esta pesquisa tem por objetivo analisar os discursos das instituições políticas, sociais e econômicas quanto ao papel social da mulher no Curso Normal Regional Monteiro Lobato (CNRML), encontrados nos jornais O Átomo e Boa Vista e nos documentos da própria instituição. Utilizamos a abordagem metodológica qualitativa com base na pesquisa documental, em que os documentos selecionados foram analisados de acordo com a Teoria da Análise de Conteúdo fundamentada por Laurence Bardin (1977). Para o desenvolvimento teórico, discutimos as categorias: trabalho, educação e gênero, em que as duas últimas apresentaram subcategorias, respectivamente, profissionalização docente e feminização. Com o auxílio do aporte teórico-metodológico analisamos os jornais O Átomo e Boa Vista, assim como os documentos do CNRML, que apresentam aspectos metodológicos duais, sendo sujeitos e objetos da investigação. As categorias de análise foram definidas como: fusão Igreja-Estado, espaços femininos, estereótipos sobre ser mulher, aspectos cívicos na atuação das professoras e transgressão dos estereótipos (para análise dos jornais) e as categorias: trabalho, educação, gênero e feminização do trabalho docente (para análise dos documentos/leis CNRML). Os discursos sobre ser mulher no Território Federal do Rio Branco (TFRB), na década de 40 e 50, apontavam para uma mulher que deveria ser mãe-esposa-dócil-abnegada-patriota, por este motivo as professoras exerciam a docência nessa ambiguidade, ensinando as crianças a amarem a Deus e a Pátria. O processo de feminização do trabalho docente foi perpassado por contradições, dualidades e incertezas em que as mulheres desempenharam suas funções como professoras diante de uma profissão marcada por discursos sobre a feminilidade, mas ao mesmo tempo se tornaram protagonistas de suas histórias, marcando o magistério rio-branquense, vendo na docência a possibilidade de mudança de vida.