PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA SEREJO DE SOUZA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINA SEREJO DE SOUZA CRUZ
DATA : 19/09/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Sala do laboratório Experimental de Psicologia - CEDUC - UFRR
TÍTULO:

A LIBRAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA 


PALAVRAS-CHAVES:

Libras, saberes, formação do professor, professor de matemática, alunos surdos.


PÁGINAS: 39
RESUMO:

A presente pesquisa tem o objetivo de problematizar como a Libras emerge na formação inicial e continuada do professor de matemática, caracterizando o ensino de matemática na perspectiva de uma educação e formação voltada para trabalhar com alunos surdos em Boa Vista, Roraima. É uma pesquisa documental, de cunho descritivo sob uma abordagem qualitativa. A coleta de dados se dará em dois momentos: primeiramente, a partir das ementas das disciplinas que compõem as Matrizes curriculares dos cursos de Licenciatura em Matemática das instituições públicas de ensino superior em Boa Vista, Roraima: UFRR, UERR e IFRR; e no segundo momento, será aplicado entrevistas com os professores de matemática da Escola Estadual Monteiro Lobato. A análise dos dados se dará pela análise de discurso. Alguns autores que contribuem para a construção dessa pesquisa são: Foucault (1996), Marques (2013), Lopes (2011; 2018), Skliar (1999; 2003), Garcia (2013), Veiga-Neto (2011). Como se trata de uma pesquisa em andamento, busca-se com essa investigação direcionar o olhar para o ensino da Libras na formação do professor de matemática, e tensionar como esse ensino acontece e em que perspectiva é ensinado, a fim de proporcionar possíveis saberes para que esse professor venha atuar na educação dos alunos surdos, de forma satisfatória. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1152204 - ADRIANE MELO DE CASTRO MENEZES
Presidente - 1496314 - CINARA FRANCO RECHICO BARBERENA
Interna - 1924349 - IVETE SOUZA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 10/09/2022 11:41
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server5.jboss5