A LIBRAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Libras, saberes, formação do professor, professor de matemática, alunos surdos.
A presente pesquisa tem o objetivo de problematizar como a Libras emerge na formação inicial e continuada do professor de matemática, caracterizando o ensino de matemática na perspectiva de uma educação e formação voltada para trabalhar com alunos surdos em Boa Vista, Roraima. É uma pesquisa documental, de cunho descritivo sob uma abordagem qualitativa. A coleta de dados se dará em dois momentos: primeiramente, a partir das ementas das disciplinas que compõem as Matrizes curriculares dos cursos de Licenciatura em Matemática das instituições públicas de ensino superior em Boa Vista, Roraima: UFRR, UERR e IFRR; e no segundo momento, será aplicado entrevistas com os professores de matemática da Escola Estadual Monteiro Lobato. A análise dos dados se dará pela análise de discurso. Alguns autores que contribuem para a construção dessa pesquisa são: Foucault (1996), Marques (2013), Lopes (2011; 2018), Skliar (1999; 2003), Garcia (2013), Veiga-Neto (2011). Como se trata de uma pesquisa em andamento, busca-se com essa investigação direcionar o olhar para o ensino da Libras na formação do professor de matemática, e tensionar como esse ensino acontece e em que perspectiva é ensinado, a fim de proporcionar possíveis saberes para que esse professor venha atuar na educação dos alunos surdos, de forma satisfatória.