PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUCIANO MOREIRA DOS SANTOS SILVA

DISCENTE : LUCIANO MOREIRA DOS SANTOS SILVA
DATA : 27/09/2022
LOCAL: online

Os desafios do Ensino de Matemática nas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental no contexto das escolas públicas do município de Rorainópolis, Roraima

Ensino de Matemática. Professores Polivalentes. Formação docente.

Este estudo foi desenvolvido na Linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima - UFRR. Teve como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos professores no ensino de Matemática nas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental das Escolas Públicas do Município de Rorainópolis – Roraima. Tratou-se de uma pesquisa de campo que consiste em uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados, o questionário e a entrevista semiestruturada, sendo ambos direcionados aos professores polivalentes das turmas do 5º ano do município de Rorainópolis. Para fundamentar essa investigação contamos com autores como Santos (2015), Libânio (2015), Curi (2004), Gatti e Nunes (2009) além de outros que pesquisam a temática deste estudo. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva - ATD, que foi desenvolvida em três fases, sendo a primeira, o processo de unitarização, que consistiu em desconstruir os textos em unidades de significados. Na segunda fase da ATD foi desenvolvido o processo de categorização, sendo que as unidades de significados foram ordenadas e agrupadas em unidades de significados semelhantes. A última fase da ATD consistiu no processo de elaboração dos metatextos por meio das categorias finais que foram transformadas em um conjunto de textos com a finalidade de buscar expressar novas compreensões acerca da temática de estudo. A pesquisa revelou que os principais desafios enfrentados pelos professores polivalentes no ensino de Matemática na cidade de Rorainópolis se resumem em três: fragilidade da formação Matemática dos professores polivalentes; a carência de estratégias e recursos didáticos do ensino de Matemática e a ausência da família no acompanhamento das atividades escolares.

Externa à Instituição - LEILA MARIA CAMARGO - UERR
Interno - 1115507 - MARCELO HENRIQUE OLIVEIRA HENKLAIN
Presidente - 2496143 - SHEILA DE FATIMA MANGOLI ROCHA
Notícia cadastrada em: 12/09/2022 13:42