PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CLAUDINERO REIS DE LIMA

DISCENTE : CLAUDINERO REIS DE LIMA
DATA : 30/09/2022
LOCAL: online

Saberes construídos na prática docente de professores indígenas do ensino fundamental II na Comunidade Canauanim -RR

Educação Escolar Indígena. Professores indígenas. Comunidade Indígena Canauanim. Saberes.

Este estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima - UFRR. Teve como objetivo principal investigar os saberes construídos pelos professores no decurso de sua prática docente para atender à especificidade dos educandos do 6º ao 9º ano de uma escola indígena de Roraima, a fim de apresentar um olhar sobre a prática docente dos professores indígenas, pois se faz necessário compreender como são construídos os saberes dos professores indígenas que atuam no Ensino Fundamental II. Esses saberes compreendem um conjunto de conhecimentos, os quais, por meio de sua prática, experiências e reflexões cotidianas, os docentes procuram atender de acordo com as especificidades dos educandos. Tais saberes dizem respeito à cultura e à tradição indígenas e fazem parte do cotidiano escolar, conforme os documentos essenciais da educação escolar indígena, o Projeto Político Pedagógico da escola e o documento curricular do estado de Roraima. A pesquisa se configurou como um estudo de caso pautado na abordagem qualitativa, teve como lócus a Escola Estadual Tuxaua Luiz Cadete, localizada na Comunidade Indígena Canauanim, no município de Cantá, estado de Roraima. Nesse estabelecimento de ensino atuam os sujeitos investigados: professores indígenas do 6º ao 9° ano do Ensino Fundamental II. A fim de alcançar os objetivos propostos, foi aplicada, como instrumento de coleta de dados, entrevista individualizada com os sujeitos da pesquisa a partir de um roteiro semiestruturado. As respostas da entrevista foram submetidas à codificação e categorização, de acordo com o método de Análise de Conteúdo, resultando nas seguintes categorias de análise: a) desafios e perspectivas da educação escolar indígena; b) tempo de experiência e forma de admissão; c) tipo de formação; d) tipo de educação; e) finalidades da educação escolar; f) domínio e uso da língua materna; g) diálogo com a comunidade; h) identificação com a comunidade; i) relação com as produções indígenas; j) aplicação dos saberes indígenas nas aulas; k) orientações oficiais e o que de fato ocorre acerca das práticas docentes; l) formações ofertadas. As diversas categorias, que estão de acordo com os objetivos traçados para esta pesquisa, ajudaram a verificar se as perspectivas desses professores em relação à sua prática estabeleciam, de fato, um diálogo com a educação escolar indígena. O impacto desta pesquisa foi auxiliar na melhor identificação dos saberes do professor indígena acerca de sua prática docente na referida escola com atuação no Ensino Fundamental II para promover uma educação intercultural bilíngue, diferenciada e de qualidade.

Presidente - 2331915 - SERGIO LUIZ LOPES
Interno - 1498567 - FLAVIO CORSINI LIRIO
Externa à Instituição - LEILA MARIA CAMARGO - UERR
Notícia cadastrada em: 19/09/2022 10:30