PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VISUAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE DOS SUJEITOS SURDOS - NO CENTRO DE ATENDIMENTO À PESSOA COM SURDEZ CAS/RR
Educação de surdos. Atendimento Educacional Especializado. Educação inclusiva. Práticas visuais. Surdos.
O CAS/ RR se constitui como um espaço para o trabalho pedagógico envolvendo alunos surdos, sendo desenvolvido em um ambiente bilíngue, em que a Libras é vista como a língua materna da comunidade surda e a Língua Portuguesa, como segunda língua, nos processos linguísticos e educacionais. Assim, o objetivo desse estudo é analisar as implicações das práticas pedagógicas visuais na produção de subjetividades do sujeito surdo, tomando como campo de pesquisa, os professores do Centro Estadual de Atendimento à Pessoa com Surdez CAS/RR. A presente pesquisa terá uma abordagem qualitativa, de cunho descritiva em relação aos discursos dos professores do CAS/ RR. A coleta dos dados far-se-á por meio de entrevistas semiestruturadas aos sujeitos da pesquisa, constituído por professores atuantes no Atendimento Educacional Especializado no CAS e professores do curso de formação em Libras também no referido Centro.A análise se dará por meio do que os discursos trazem à tona em seus significados ocultos, mencionados mais comumente como elementos das entrelinhas. Como se trata de uma pesquisa em andamento, busca-se com os resultados e discussões, refletir sobre as complexidades envolvendo o contexto da educação de surdos em ambiente amazônico, transfronteiriço e bilíngue em que será realizada a pesquisa, contribuindo para a educação no nosso estado e para o fortalecimento da cultura surda e a produção de sujeitos surdos. Posto que tal pesquisa fortalecerá a ideia de cultura surda, ressignificando e sustentando a importância da Libras não só como uma metodologia, mas como uma língua cultural de uma comunidade que traz questões sociais da cultura surda, constituindo modos de vida de ser surdo.