PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO RAFAEL SALOMÃO AQUINO

DISCENTE : LEANDRO RAFAEL SALOMÃO AQUINO
DATA : 02/08/2022
LOCAL: Para participar da reunião no Google Meet, clique neste link: https://meet.google.com/hdt-noaj-nho

SABERES AMAZÔNICOS NAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DESDE O GIRO DECOLONIAL

Palavras-chave: Saberes Amazônicos. Currículo. Licenciaturas. Decolonialidade.

O presente projeto tem como objetivo analisar os saberes amazônicos nos Projetos Pedagógicos de Cursos das licenciaturas da Universidade Federal de Roraima desde o Giro Decolonial. Busca-se problematizar como se torna fundamental o estudo sobre os Saberes Amazônicos em uma região transfronteiriça (que faz fronteira com a Venezuela e a Guiana), em um Estado em que 40% de seu território são terras indígenas, com a formação de seu povo e com maior reflexo nas escolas, embora de forma invisibilizada e ignorada por meio da “colonialidade do ser e do saber”, que estão definitivamente presentes na sociedade amazônica. Observa-se que os saberes presentes na Amazônia foram invisibilizados pelos pensamentos coloniais e enraizados com visões da modernidade eurocêntrica, e que a formação dos(as) professores(as) e mais outros elementos que atuam no cenário escolar, como Currículo, seriam partes essenciais na compreensão das questões dos seres amazônicos e seus aspectos políticos, ideológicos, culturais, sociais e econômicos, e que tais ações tendem a tornar-se como alternativas para a descolonização da prática pedagógica e dos conteúdos programáticos. Para tanto, utilizamos da seguinte problematização: Como os conteúdos programáticos dos cursos de licenciaturas da UFRR trabalham os Saberes Amazônicos? Para a estruturação deste trabalho será utilizada a pesquisa documental, desenvolvida em caráter qualitativo, que visa diagnosticar estes saberes. Assim, serão utilizados os seguintes instrumentos: entrevistas, observações diretas e documentos (Projeto Pedagógico de Curso - PPCS e ementas). Serão analisados 17 PPCS e ementas dos cursos de licenciatura da UFRR, como, também, utilizar-se-á entrevistas, com questionários abertos, a professores e alunos desses cursos. A partir desses materiais, será possível tecer uma visão analítica de como as licenciaturas trabalham os saberes Amazônicos.

Presidente - 2244043 - JOAO PAULINO DA SILVA NETO
Interna - 1924349 - IVETE SOUZA DA SILVA