PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDIZA DOS SANTOS CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALDIZA DOS SANTOS CARVALHO
DATA : 02/08/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Para participar da reunião no Google Meet, clique neste link: https://meet.google.com/hdt-noaj-nho
TÍTULO:

INTERCULTURALIDADE ENTRE CRIANÇAS VENEZUELANAS E BRASILEIRAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BOA VISTA-RORAIMA 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras chaves: Interculturalidade. Crianças migrantes venezuelanas e brasileiras. Educação.


PÁGINAS: 59
RESUMO:

Roraima está localizado na fronteira Norte do Brasil, ao norte e noroeste do Estado com a Venezuela e ao leste com a Guiana. Historicamente é marcado pelas migrações internas que favoreceram o encontro de diversas culturas que são representadas nos costumes, nos ritos e nas tradições do povo roraimense. Considerando a intensa migração dos venezuelanos nos últimos anos, o Estado de Roraima tornou-se referencial como porta de entrada dos migrantes venezuelanos ao Brasil e alguns países do Conesul. Com a crescente presença das crianças venezuelanas matriculadas nas Escolas Municipais de Boa Vista, faz-se necessário aprofundar o tema da interculturalidade no cotidiano escolar. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo analisar como se processa a interculturalidade entre crianças venezuelanas e brasileiras nas Escolas Municipais de Boa Vista-Roraima. A pesquisa será de abordagem qualitativa e seguirá os procedimentos da pesquisa de campo com a revisão da literatura e análise documental para aprofundamento teórico e os objetivos da pesquisa. Na pesquisa de campo se fará a coleta de dados com a técnica da observação participante, diário de campo e entrevistas semiestruturadas, para coleta de dados. A pesquisa será realizada em duas Escolas Municipais de Boa Vista-Roraima, com a comunidade escolar envolvendo os alunos matriculados nos 1º aos 5º anos Ensino Fundamental, pais venezuelanos, brasileiros e professores que tenham alunos venezuelanos em sua sala de aula. Serão analisados os dados encontrados sob à luz de teóricos educação crítica e decolonial. Pretende-se também destacar práticas socioculturais e linguísticas vivenciadas pelas crianças, pais e professores no cotidiano escolar, o que poderá trazer contribuições para construção de políticas públicas de inclusão de crianças migrantes no ensino fundamental.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2244043 - JOAO PAULINO DA SILVA NETO
Interna - 1924349 - IVETE SOUZA DA SILVA
Externa ao Programa - 1576477 - MARCIA MARIA DE OLIVEIRA - UFRR
Notícia cadastrada em: 21/09/2022 00:03
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server5.jboss5