PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANA PAULA DE SOUSA MORAES DA SILVA

DISCENTE : ANA PAULA DE SOUSA MORAES DA SILVA
DATA : 30/09/2022
LOCAL: Bloco II Leducar - Sala III

Tecnologia Assistiva nas instituições de ensino superior público no município de Boa Vista - Roraima

Tecnologia Assistiva. Educação inclusiva. Público-alvo da Educação Especial. Ensino superior. Acessibilidade.

A educação inclusiva, baseada nos direitos humanos sob princípios de igualdade e equidade, tem posto em discussão o processo de formação das pessoas público-alvo da Educação Especial (PAEE) em ambientes educacionais em todos os níveis e modalidades de ensino, e nesse contexto, suscita-me pensar, dentre outras questões, o uso das Tecnologias Assistivas como prática de acesso e permanência desses sujeitos no ensino superior em Instituições Públicas. Nessa ótica, o presente estudo tem como objetivo geral analisar como as normativas legais e institucionais, funcionam como estratégias inclusivas no ensino superior, considerando o uso das Tecnologias Assistivas (TA) face às práticas de acessibilidade e de permanência de acadêmicos com deficiência na Universidade Federal de Roraima (UFRR), no Instituto Federal de Roraima (IFRR) e na Universidade Estadual de Roraima (UERR). Para isso, metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, de cunho documental descritivo, que tem como lócus: a Universidade Federal de Roraima, o Instituto Federal de Roraima e a Universidade Estadual de Roraima (Boa Vista/ Roraima). A pesquisa tem como campo de pesquisa, os documentos que compõem as normativas das IES em estudo para adentrar, a partir da análise discurso, nos conceitos e tipos de Tecnologias Assistivas e suas implicações nos espaços de aprendizagem e em condições de acessibilidade e permanência dos alunos PAEE até a conclusão de seus cursos de formação. Foi possível constatar que é por meio do acesso ao conhecimento, pelas trocas de ideias e interação social que as instituições implementam ações a fim de tornar o ensino superior um espaço cada vez mais democrático e acessível a todos.

Presidente - 1496314 - CINARA FRANCO RECHICO BARBERENA
Externa à Instituição - ENIA MARIA FERST - UERR