Educação Infantil: Uma reflexão sobre os processos de ensino em tempos de pandemia e distanciamento social
Educação Infantil. Ensino remoto. Pandemia Coronavírus. Processos de ensino.
O presente estudo se insere na linha de pesquisa Formação de professores e práticas educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Roraima-UFRR. Buscamos analisar os processos de ensino em tempos de pandemia e distanciamento social na Educação Infantil, além de identificar os recursos utilizados pelo docente de Educação Infantil para a elaboração, execução e avaliação das aulas remotas, bem como, conhecer as dificuldades enfrentadas por estes docentes para a realização das mesmas, e por fim, refletir sobre o papel do professor em meio a realidade de um ensino remoto e distanciamento social, ocasionados pela pandemia da Covid-19. Para tanto, utilizamos uma pesquisa básica, de natureza qualitativa, que foi desenvolvida por meio de um estudo de caso de abordagem descritiva, com características de Pesquisa Participante, realizada com os nove professoras que atuaram como titulares em uma escola municipal de Boa Vista, estado de Roraima, que atende alunos com faixa etária de dois a cinco anos de idade, nas turmas do maternal, 1º e 2º períodos. Portanto, a pesquisa em questão, partiu do cenário educacional causado pela pandemia do Coronavírus, para compreender as dificuldades e os desafios relacionados aos processos de ensino desenvolvidos nas aulas da Educação Infantil. Nesse intuito, o problema dessa pesquisa, se expressa na seguinte questão: Quais os recursos utilizados pelos professores da Educação Infantil da Escola Municipal Vila Jardim durante as aulas remotas para garantir a participação e interação dos discentes nas ações pedagógicas desenvolvidas em tempos de pandemia e distanciamento social? Para tanto, foi empregada por meio de questionário impresso, abordando as percepções e atuação dessas docentes no desenvolvimento de suas atividades durante o desenvolvimento das aulas remotas.