PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARICÉLIA SOARES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARICÉLIA SOARES DE SOUZA
DATA : 29/12/2022
HORA: 15:00
LOCAL: sala 03 - Bloco B - Instituto Insikiran
TÍTULO:

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES MIGRANTES VENEZUELANOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NO PERÍODO PANDÊMICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOA VISTA


PALAVRAS-CHAVES:

Migração. Educação. Ensino-aprendizagem


PÁGINAS: 58
RESUMO:

Compreender as dificuldades de aprendizagem da Língua Portuguesa por alunos migrantes venezuelanos no contexto educacional atual decorrente do intenso fluxo migratório em nosso Estado é mais do que premente, é de extrema necessidade. Tendo em vista o crescimento da migração de venezuelanos para o Brasil, advindo da crise humanitária e política na Venezuela, especialmente no estado de Roraima, e consequentemente a inserção acentuada de alunos migrantes nas escolas públicas, inevitavelmente precisamos refletir sobre essa problemática e seus impactos na vida social, econômica e política, e também na educação. Pois, conforme a Secretaria Estadual de Educação no censo de 2021 (SEED), somente na Capital Boa Vista são 57 escolas, em 2020 o número de matrículas foi de 46.880 estudantes, com um total de alunos migrantes de 4.025. Já no início de 2022 foram efetivadas mais 947 matriculas novas de alunos migrantes nas escolas da capital (RORAIMA, 2022).  


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3301079 - ADRIÁN JOSÉ PADILLA FERNÁNDEZ
Externo ao Programa - 1549210 - AMERICO ALVES DE LYRA JUNIOR - nullPresidente - 3573953 - JONILDO VIANA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 29/12/2022 12:08
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server4.jboss4