DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES MIGRANTES VENEZUELANOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NO PERÍODO PANDÊMICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOA VISTA
Migração. Educação. Ensino-aprendizagem
Compreender as dificuldades de aprendizagem da Língua Portuguesa por alunos migrantes venezuelanos no contexto educacional atual decorrente do intenso fluxo migratório em nosso Estado é mais do que premente, é de extrema necessidade. Tendo em vista o crescimento da migração de venezuelanos para o Brasil, advindo da crise humanitária e política na Venezuela, especialmente no estado de Roraima, e consequentemente a inserção acentuada de alunos migrantes nas escolas públicas, inevitavelmente precisamos refletir sobre essa problemática e seus impactos na vida social, econômica e política, e também na educação. Pois, conforme a Secretaria Estadual de Educação no censo de 2021 (SEED), somente na Capital Boa Vista são 57 escolas, em 2020 o número de matrículas foi de 46.880 estudantes, com um total de alunos migrantes de 4.025. Já no início de 2022 foram efetivadas mais 947 matriculas novas de alunos migrantes nas escolas da capital (RORAIMA, 2022).