PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ALINE FERNANDES COSTA

DISCENTE : ALINE FERNANDES COSTA
DATA : 20/06/2023
LOCAL: online

SABERES DOCENTES E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: um estudo a partir da narrativa de professoras que atuam no atendimento educacional especializado das escolas municipais de Boa Vista/RR

Atendimento Educacional Especializado. Transtorno do Espectro do Autismo. Saberes Docentes. Educação Especial. Boa Vista/RR.

A inclusão escolar dos alunos com Transtorno do Espectro Autista é uma realidade muito discutida no Brasil e no mundo. Tanto nas escolas públicas quanto nas escolas privadas, a presença de alunos público-alvo da Educação Especial, dentre eles, as crianças com Transtorno do Espectro Autista é notada, entretanto, a oferta de um ensino que garanta a participação e o aprendizado dessas crianças ainda se encontra em construção. Nessa perspectiva, o estudo teve como objetivo compreender como os professores do Atendimento Educacional Especializado da rede municipal de Boa Vista/RR têm construído saberes para atuar no ensino de crianças com Transtorno do Espectro Autista. A metodologia do estudo é de abordagem qualitativa do tipo participativa, além disso, está situado no âmbito da Pesquisa (Auto) Biográfica em Educação, utilizando a entrevista narrativa como método de investigação. A pesquisa foi realizada com três professoras que atuam no Atendimento Educacional Especializado das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Boa Vista/RR. O corpus utilizado para análise constitui-se de quatro narrativas escritas, sendo uma delas, a da autora, recolhidas no ano de 2022. Nos apoiamos em estudos renomados da área para definir os “eixos de formação”, que serviram como “guião” no processo de escrita das narrativas. O procedimento utilizado para interpretar os dados contidos nas narrativas construídas pelas professoras sujeitos dessa pesquisa, tomaram como base a análise a partir de um modelo tridimensional, no qual a análise considera três elementos: interação, continuidade e situação. As narrativas indicam que os saberes construídos pelas professoras ao atuarem no ensino de crianças com TEA vem dos saberes de experiência e das relações de troca entre os profissionais que atuam na mesma função. Além disso, foi possível perceber nas narrativas das professoras grande influência de professores formadores e pessoas com deficiência no seio familiar como motivo de escolha e direcionamento para esse espaço de atuação. Inferiu-se também a necessidade de formação continuada que dê conta das especificidades do trabalho docente. Sinaliza-se a relevância deste estudo para a comunidade científica e os direcionamentos para novos estudos que estejam voltados a compreender também como vem ocorrendo a construção dos saberes para atuação nas salas regulares de ensino.

Externa à Instituição - DANIELLA DE SOUZA BARBOSA - UFPB
Presidente - 1058720 - GILVETE DE LIMA GABRIEL
Externo ao Programa - 3146092 - RAFAEL VILAS BOAS GARCIA - nullInterno - 2331915 - SERGIO LUIZ LOPES
Notícia cadastrada em: 20/06/2023 10:02