PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DENIS RODRIGUES MOTA

DISCENTE : DENIS RODRIGUES MOTA
DATA : 22/06/2023
LOCAL: Online
A EDUCAÇÃO CULTURAL INDÍGENA PELO VIÉS DA DESCOLONIZAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BOA VISTA/RORAIMA

Educação Indígena; Descolonização; Arte Indígena; Currículo.

Esta pesquisa buscou entender o contexto educacional desenvolvido na Rede Municipal de Boa Vista/RR no que diz respeito à valorização e ao reconhecimento da cultura indígena no ambiente escolar, bem como perceber o cenário da descolonização e sua produção, para desmistificar essa conjuntura colonialista, que persiste de forma estruturada, sendo necessário transformar o campo de atuação da sociedade e da educação. Diante disso, a problemática da presente pesquisa foi:p elo viés da descolonização, existe uma proposta de ensino de Arte na/para a educação indígena nos documentos legais que regem a Educação Básica das Escolas Municipais de Boa Vista/RR? Nessa perspectiva, os objetivos propostos foram: analisar a existência de propostas de ensino de Arte na/para a Educação Indígena nos documentos legais que regem a Educação Básica das Escolas Municipais de Boa Vista/RR; identificar se as propostas legais apresentam e como apresentam a Educação Indígena; conhecer a forma de organização e estruturação da Educação Básica e o foco para o ensino de Arte Indígena em Boa Vista/RR; e verificar na BNCC e na Proposta Curricular Municipal do Ensino Fundamental – Anos iniciais, as discussões sobre Arte Indígena e/ou Arte no contexto indígena. À vista disso, foi possível observar na prática a execução das propostas com temáticas indígenas, e a aplicabilidade da Lei n.º 11.645/08, como construção e valorização dos direitos humanos dentro e a partir do espaço escolar. No intuito de responder as propostas desta pesquisa, a metodologia foi composta por: pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa; pesquisa documental com investigações acerca dos documentos legais que regem o processo de ensino; e, para a apresentação dos dados, utilizou-se da técnica de análise de conteúdos. O lócus da pesquisa compreende os documentos legais que regem a educação em nível municipal (proposta curricular) e nacional (BNCC). A partir dos objetivos propostos e da análise dos documentos, identificamos algumas categorias, que foram definidas de acordo com a maior quantidade de repetições e semelhanças dos termos entre os documentos, dentre eles, foi destacado: planejamento, currículo, cultura e Educação Escolar Indígena. Como resultado, foi identificado que a BNCC (2018) e a proposta curricular não trazem uma proposta descolonizadora. E, de certa forma, alimentam esse processo, como forma de manter sua perpetuação. Os documentos trazem grandes falhas no que concernem ao reconhecimento e à valorização das culturas minoritárias, dentre elas a indígena. Outras leis foram aprovadas como formas de corrigir as falhas deixadas por esses documentos, reparar a violência cometida e a negação dos direitos e reconhecimentos primordiais, como as leis 10639/03 e 11645/08. Mesmo após essa conquista, que levou muitos movimentos à luta por esse reconhecimento, tais leis são ignoradas no novo documento legal que rege o sistema de ensino, a BNCC (2018). Diante disso, conclui-se que a partir dessas categorias, não existe efetivamente uma proposta para o ensino cultural de Arte Indígena, existem apenas alguns indicativos, mas bastante superficiais. O que há são sinalizações de como trabalhar com a educação escolar indígena. Sendo que a proposta curricular, apesar de apresentar um pouco mais de abertura que a BNCC, ainda se omite em muitos pontos e passos que poderiam ser dados para reparar as falhas e omissões da BNCC.

Interno - 2244043 - JOAO PAULINO DA SILVA NETO
Interna - 1871322 - LEILA ADRIANA BAPTAGLIN