PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: VALDIZA DOS SANTOS CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALDIZA DOS SANTOS CARVALHO
DATA : 30/08/2023
HORA: 08:30
LOCAL: PPGEDUC
TÍTULO:

INTERCULTURALIDADE ENTRE CRIANÇAS VENEZUELANAS E BRASILEIRAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BOA VISTA-RORAIMA


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Interculturalidade. Educação. Decolonialidade. Crianças migrantes.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

Esta Dissertação de Mestrado, defendida no Programa de Pós Graduação em Educação(PPGEDUC) da Universidade Federal de Roraima, é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar como se desenvolve a interculturalidade entre crianças venezuelanas e brasileiras em uma Escola Municipal de Boa Vista-Roraima. Complementada pelos objetivos específicos: identificar as práticas de interculturalidade entre crianças venezuelanas e brasileiras; diagnosticar as práticas pedagógicas inclusivas aplicadas pelos professores no cotidiano escolar; e conhecer práticas cotidianas socioculturais e linguísticas entre crianças, professores e familiares. Seguiu-se o embasamento teórico da educação crítica e decolonial. Com destaque para contribuições de Saviani, Candau, Freire, Walsh, Dussel, Grosfoguel, Silva Neto, entre outros. Assegurou-se de uma abordagem qualitativa, com desenho fenomenológico e narrativo, amparada na Análise do Discurso crítico para analisar os dados levantados na pesquisa de campo com os instrumentos: observação participante e entrevistas semiestruturadas. De acordo com as análise dos dados obtidos e analisados, resultados apontaram para uma mentalidade hegemônica da comunidade escolar as quais ressaltam que as crianças venezuelanas matriculadas, “são brasileiras”, impedindo assim as práticas de interculturalidade. A partir da observação participante e entrevistas realizadas, o idioma foi destacado como porta de entrada para inclusão dos estudantes migrantes, embora se perceba que muitas vezes a língua surge como uma barreira que dificulta a mesma. Há tentativas de interculturalidade entre as crianças venezuelanas e brasileiras e de alguns professores, todavia, se detectou claras necessidades de políticas públicas que contemplem a interculturalidade crítica no cotidiano escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3301079 - ADRIÁN JOSÉ PADILLA FERNÁNDEZ
Presidente - 2244043 - JOAO PAULINO DA SILVA NETO
Externa ao Programa - 1576477 - MARCIA MARIA DE OLIVEIRA - null
Notícia cadastrada em: 19/07/2023 10:17
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server4.jboss4