A FORMAÇÃO DOCENTE DIANTE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DA BASE NACIONAL COMUM PARA A FORMAÇÃODE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Formação docente. Base Nacional ComumCurricular. Base Nacional Comum para a formação de professores.
O estudo apresentado visou entender em que medida a organização daeducaçãobásica mediante a Base Nacional Comum Curricular e a Base Nacional Comumparaa Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP) impacta na formaçãodeprofessores no atual contexto educacional brasileiro? E para a realizaçãodesteestudo, optou-se por uma abordagem qualitativa, e, como procedimentooutécnicapara a coleta de dados, foi utilizado como procedimento a técnica seletivaeanalíticana produção bibliográfica. Para o tratamento de dados, foi utilizada atécnicadeanálise de conteúdo, visando apresentar fundamentos que embasaramasanálises.Após as análises do processo de formação docente diante da BaseNacional Comum Curricular e da Base Nacional Comum para a Formação dos ProfessoresdaEducação Básica (BNCFP), pode se constatar que no contexto da criaçãodebasespara a formação de alunos e professores no Brasil, o retorno a ummodelodeformação por competências segue a lógica da produção do conhecimentoobjetivamente em que alunos e professores são considerados meros receptoresdemodelos educacionais projetado por “especialistas” em educação. Eassim, foi possível identificar a maneira e a articulação entre a formação de professoreseaorganização da educação básica, que se deu devido à privatização daeducação,que tem ocorrido gradativamente por meio da introdução de processos, objetivoseformas de controle na gestão e no processo educacional, e dessa forma, oprofessortorna-se objeto de política, ação e regulação, sendo visto como umavariável diretamente relacionada aos resultados do desempenho do aluno emavaliaçõespadronizadas, na formação e no trabalho docente. Diante disso, foi possível compreender que as relações entre a Base Nacional ComumCurricular eaBaseComum para a Formação de Professores no atual contexto educacional, semostroupor meio das competências que aparecem como a solução para os problemasdaeducação brasileira, e que bastam os estudantes desenvolvê-las quetodasasmazelas estarão resolvidas, inclusive a construção de uma sociedadejustaeigualitária. Ou seja, todo o trabalho escolar deve voltar-se para a formaçãodosestudantes para o “pleno exercício” do mundo do trabalho. E comisso, querodizerque a BNCC não se encaixa no tipo de formação de professores atreladaaomodelode educação formativa, mas sim, se encaixa na máquina neoliberal demercadodaeducação. Nesse sentido, foi possível especificar em que medida a organizaçãodaeducação básica mediante a Base Nacional Comum Curricular e a BaseNacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP) impactanaformação de professores no atual contexto educacional brasileiro, pois, aomesmotempo que considera importante a eficiência do ensino explicitada nos índicesdedesempenho e responsabiliza o professor pela mediação das condiçõesdeaprendizagem adequadas, a BNCC reduz a importância do professor, porqueaproposta explicitada é que ele ensine um conjunto de conhecimentos jáproduzidos,conduzindo a um treinar para o bom desempenho e que ele estabeleça ascondiçõesde segurança e sucesso do aluno.