AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES PARA UMA ATUAÇÃO POLÍTICA DEGESTORESNAS ESCOLAS MUNICIPAIS RURAIS DO P.A. NOVA AMAZÔNIA DE BOA VISTA-RR
Formação de Professores; Práxis; Educação do Campo; Movimentos Sociais, Projeto de Assentamento Nova Amazônia.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar em que termos as experiências formativas das gestoras das escolas municipais rurais do P.A. Nova Amazônia de Boa Vista-RR contribuem para a construção de saberes docentes necessária para uma atuação política nas escolas do campo, a fim de perceber a dimensão política da docência na Educação do Campo. Nesse sentido, a fundamentação teórica se baseia na inter-relação de três conceitos centrais: as experiências formativas, a ação docente e os movimentos sociais. A metodologia baseia-se nos princípios da pesquisa qualitativa e, quanto aos procedimentos, configura-se como uma investigação documental e de campo. Nesse ínterim, foi efetuado o levantamento da bibliografia publicada em forma de livros, artigos de periódicos (revistas), teses, anais de congressos, indexados em bases de dados em formato online que abordassem a temática, com o propósito de construir o referencial teórico que embasou a pesquisa. O campo da pesquisa foram as duas Escolas Municipais Rurais do Assentamento P.A. Nova Amazônia, situadas em Boa Vista/Roraima e direcionou-se a partir dos princípios da História Oral, com a realização de entrevistas de caráter aberto com os gestores. Também foram analisados documentos que evidenciaram a presença de uma ação docente tomada pela práxis, tais como projetos e álbuns. A análise interpretativa considerou o contexto social e político do espaço campesino, bem como as urgências da Educação do Campo, dando destaque aos movimentos sociais de luta do homem/ da mulher do campo pela terra no âmbito das terras amazônicas.