PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ELENY SOUSA MARQUES

DISCENTE : ELENY SOUSA MARQUES
DATA : 28/08/2023
LOCAL: PPGEDUC

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MEMÓRIAS DE INCLUSÃO ESCOLAR

Educação Inclusiva. Diversidade cultural. Educação Básica. Memórias.

O objetivo desta pesquisa é analisar a inclusão da diversidade, práticas pedagógicas e memórias de inclusão escolar de experiências vivenciadas nas escolas estaduais no município de Iracema Roraima. Desde o víeis do Giro Decolonial, pautado em uma metodologia qualitativa e apoiada pelos instrumentos de pesquisas documental e bibliográfica, e narrativas de experiências vivenciadas em sala de aula. Os estudos dessa pesquisa mostram que a partir das ideias de Freire (2008), Dussel (2019), Vygotsky (2010), Silva Neto (2020), Capellini (2018), Ricoeur (2020) e outros autores e pesquisadores contemporâneos, podemos pensar e agir na perspectiva de uma educação cada vez mais comprometida com o humanismo e com a democracia; fazer uma educação mais inclusiva, com um olhar para o outro, e ver além das aparências. Essa pesquisa tem como uma de suas propostas, desenvolver uma reflexão elencando várias situações sobre o tema diversidade cultural dentro do processo de inclusão escolar, tema que muitas vezes passa despercebido no âmbito educacional. Entender e analisar nossa prática, questionar se o que estamos fazendo como profissionais está sendo bom, satisfatório ou se podemos melhorar em algo, ou seja, avaliar nossa prática em contraste com outras práticas. Não basta só o conhecimento empírico, faz-se necessário fundamentá-lo de forma consistente, para que se tenha um conhecimento sólido. Temos como principal objetivo dessa pesquisa, a análise das Práticas pedagógicas e memória de inclusão escolar, com ênfase na diversidade cultural na Educação Básica das escolas estaduais nas quais lecionei, onde as minhas memórias marcaram minhas experiências e, hoje me possibilitam entender que ambas têm um significado mais além do que eu imaginava, não foram só episódios, e sim momentos que ao serem analisados em suas particularidades, mostram aprendizados que a grande diversidade que forma nossa turma em sala aula traz, pois, são seres dotados de culturas e particularidade que são fundamentais para o contexto escolar.

Interna - 1496314 - CINARA FRANCO RECHICO BARBERENA
Presidente - 2244043 - JOAO PAULINO DA SILVA NETO