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Banca de DEFESA: EVERTON HENRIQUE MESQUITA DE ARRUDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EVERTON HENRIQUE MESQUITA DE ARRUDA
DATA : 05/09/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

AS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE À DEMANDA FORMATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

Construções Identitárias. Formação Continuada. Diplomacia Pedagógica. Coordenador Pedagógico.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

O objetivo central desta pesquisa de mestrado foi analisar em que termos as atividades formativas propostas pelo coordenador pedagógico que atua na Educação Profissional do Sistema S em Roraima podem influenciar na constituição das suas próprias identidades profissionais. A partir deste objetivo primário desdobram-se os seguintes objetivos específicos: i. identificar qual o perfil e quais as atribuições do coordenador pedagógico que atua na Educação Profissional do Sistema S em Roraima; ii. analisar a articulação entre perfil e atribuições do coordenador pedagógico que atua na Educação Profissional do Sistema S em Roraima; e iii. identificar de que maneira as atividades formativas propostas pelo coordenador pedagógico que atua na Educação Profissional do Sistema S em Roraima impactam na construção das suas identidades profissionais. O ponto principal deste estudo evidenciou no processo de construção das identidades do Coordenador Pedagógico a partir das atividades formativas promovidas por ele no contexto da educação profissional. Para tal, a abordagem adotada foi a qualitativa, e os instrumentos de coleta de dados foi o questionário individual, a entrevista semiestruturada e o diário de campo, que possibilitou a organização das ideias em diferentes momentos da realização da pesquisa. Para o tratamento dos dados bem como da análise dos dados, adotamos a análise temática de conteúdos que possibilitou delinear as categorias de análise e consequentemente o mapa temático utilizado na discussão dos resultados encontrados neste estudo. Assim, compreendemos que o cerne do trabalho do Coordenador Pedagógico parte da ideia do suporte indispensável ao processo de ensino aprendizagem e se desdobra em outros que oportunizam ações aprofundadas que otimizam seu trabalho, que é evidenciado na compreensão que o Coordenador Pedagógico possui sobre a função. Além disso, apontamos que sua percepção em relação as construções identitárias parte das necessidades e anseios do coletivo, evidenciando um entendimento em que o meio impacta muito mais na constituição das identidades em comparação aos elementos subjetivos. Por fim, constatou-se que a diplomacia pedagógica emerge como uma indispensável habilidades no fazer do Coordenador Pedagógico, pois ela se insere na ideia de acompanhamento processual das ações formativas direcionadas aos docentes, que o auxiliarão a repensar sua atuação como consequência da transformação das suas identidades.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1496314 - CINARA FRANCO RECHICO BARBERENA
Externa à Instituição - CLÁUDIA RIBEIRO BELLOCHIO - UFSM
Presidente - 2358566 - JESSICA DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 29/08/2023 11:12
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