PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ÍTALO YVES CAVALCANTE SILVA

DISCENTE : ÍTALO YVES CAVALCANTE SILVA
DATA : 12/09/2023
LOCAL: Online

PRÁTICAS DOCENTES E A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL: O OLHAR DOCENTE SOBRE AS MULHERES NEGRAS NO ENSINO BÁSICO EM BOA VISTA-RR

Prática docente; Protagonismo; Mulheres negras.

Essa pesquisa está vinculada ao programa Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima, localizada na Linha de Pesquisa 1: Formação de Professores/as e Práticas Educativas. Tem o objetivo de compreender de que forma o protagonismo feminino negro se projeta (ou pode se projetar) na prática docente de professores(as) do Ensino Médio na disciplina de História em Boa Vista/RR, e tem como objetivos específicos: i. discutir com os professores a presença ou ausência do protagonismo da mulher negra nos conteúdos didáticos em sala de aula; ii. analisar os possíveis reflexos da Lei 10.639/2003 nos documentos curriculares que compõem a educação; e por fim iii. investigar os conteúdos dos livros didáticos (recurso) utilizados em sala de aula pelos professores que auxiliam na prática educativa sobre a mulher negra. Para a pesquisa de abordagem qualitativa e natureza participativa, utilizamos os recursos metodológicos como: questionário, levantamento documental e roda de conversa, e diante da quantidade de conteúdo a ser analisado e empregamos a Análise de Conteúdo elaborada por Bardin para chegar ao resultado final. Podemos destacar que mesmo com o debate sobre o racismo em sala de aula e todas as discussões sobre as lutas e conquistas da população negra, percebemos a ausência, pela parte docente na sala de aula, no que se refere às mulheres negras, que ainda são vistas como um tema “recente” para ser abordado com os alunos. Outro aspecto que destacamos são as reformulações dos livros didáticos no que se refere ao protagonismo da mulher negra e as discussões levantas nos conteúdos didáticos pela desconstrução de estereótipos sociais – em destaque o racismo e o sexismo.

Externa à Instituição - CRISTIANE DE ASSIS PORTELA - UnB
Presidente - 2358566 - JESSICA DE ALMEIDA