PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOELMA DA SILVA

DISCENTE : JOELMA DA SILVA
DATA : 19/09/2023
LOCAL: PPGEDUC

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM BOA VISTA-RR

Pedagogia. Assistência social . Educação não formal.

O estudo focaliza na atuação do pedagogo nos contextos intitulados comoespaçosnão escolares. Com a intenção de refletir sobre a possibilidade detrabalhodoprofissional graduado em Pedagogia para além do muro escolar, o quesignificaaampliação do campo laboral do pedagogo, para além da educaçãoformal. Apesquisa foi centrada na análise da atuação do pedagogo na área daAssistênciaSocial. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa, que utilizoucomoinstrumento de coleta de dados por meio da entrevista semiestruturada, realizadanoCentro de Referência de Assistência Social – CRAS, na cidade de BoaVista-RR,localizado na região oeste, por ser maior abrangência territorial. Os participantesdapesquisa são profissionais pedagogos que atuam nesse espaço. Otratamentodedados foi realizado por meio da análise de conteúdo, culminando na construçãodasinferências (apontamento dos resultados da pesquisa). O CRAS é umserviçoqueatende as pessoas que vivem em vulnerabilidade social de diversas formas. Ascategorias de análise versam sobre as questões da educação não-formal, pedagogia,vulnerabilidade social e serviços públicos de atendimento multifuncional daassistência social. Os estudos apontam o crescimento da participação depedagogosem espaço não - escolar, sendo em diversas áreas (saúde, assistênciasocial,segurança), e a ausência de estudos dessa natureza na região norte. Verifica-sequea atuação diversificada do pedagogo está ameaçada devido às modificaçõesnaResolução CNE/CP nº 2, de dezembro de 2019, que trata da formaçãodeprofessores visando a fragmentação da formação do pedagogo. Foi salientadoaimportância da pedagogia para balizar as intervenções sociais emcamposdiferentesda educação formal. Os resultados da pesquisa mostramuma fragilidadedaformação inicial dos profissionais que atuam na equipe multidisciplinar (pedagogo,assistente social, psicólogo) do CRAS, a partir das diversas matrizes curricularesanalisadas. Identificou-se que os membros da equipe multidisciplinar nãorealizamtrabalhos específicos de sua área, mas sim, realizam as mesmas demandasdainstituição. Isso, dificulta e vulnerabiliza a contribuição de cada profissional, demodoespecial o pedagogo que é objeto desse estudo. Outro ponto é a remuneraçãosalarial da pedagoga que atua no CRAS, que se mostra inferior aosdemaisintegrantes da equipe multidisciplinar. Notou-se também, que a profissional participante da pesquisa desenvolve o trabalho por meio das competênciasqueadquiriu na prática, diante da ausência de formação profissional no efetivoexercícioda função. Desse modo, o estudo apresenta de modo geral a necessidadedopedagogo nesses espaços e contribuição que pode trazer no enfrentamentoasvulnerabilidades apresentadas.

Externa ao Programa - 3085700 - ALESSANDRA PETERNELLA - nullPresidente - 1498567 - FLAVIO CORSINI LIRIO
Interno - 2244043 - JOAO PAULINO DA SILVA NETO
Notícia cadastrada em: 05/09/2023 15:26