PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARICÉLIA SOARES DE SOUZA

DISCENTE : MARICÉLIA SOARES DE SOUZA
DATA : 29/09/2023
LOCAL: PPGEDUC

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES MIGRANTES VENEZUELANOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES NO PERÍODO PANDÊMICO.

Dificuldades de aprendizagem. Pandemia. Estudantes migrantes venezuelanos. Dialogicidade. Interculturalidade.

O crescimento da migração venezuelana para o Brasil, advindo da crise geopolítica, especialmente no estado de Roraima, suscitou a necessidade de reflexões e ações sobre seus impactos na vida social, econômica, política, e também na educação. Conforme a Secretaria Estadual de Educação (SEED), em 2021, nas 57 escolas estaduais da Capital Boa Vista, havia 40.633 alunos, desses, 4.025 eram estudantes venezuelanos (RORAIMA, 2022). Nesse ambiente bilíngue e intercultural surge a demanda por mudanças na função social da escola. Com isso, emerge a temática dessa pesquisa, a qual tem como objetivo geral compreender as características das dificuldades de aprendizagem de estudantes venezuelanos nas aulas de língua portuguesa, no período da pandemia, na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, na perspectiva da Aprendizagem Dialógica e Intercultural. Entenda-se período pandêmico: 2020 a 2021 - período de aulas remotas. Tem-se como objetivos específicos: identificar as dificuldades de aprendizagem de estudantes venezuelanos da 1ª série Ensino Médio nas aulas de língua portuguesa em uma escola de Boa Vista; analisar as diversas maneiras como os estudantes venezuelanos estudam e aprendem a língua portuguesa; e dialogar sobre as possibilidades de aprendizagem de língua portuguesa por estudantes venezuelanos. A proposta desse estudo está teoricamente pautada em autores como: Candau (2011/2014/interculturalidade), e Freire(2003, 2007 e 2011/dialogicidade), Sayad (2011/migração), dados oficiais contidos na BNCC, DCRR e Lei da Migração 13.445/2017, e metodologicamente em autores como: Barbour (2009); Bardin (2011); Fonseca (2002); Moreira e Caleffe (2008), entre outros que se fizeram necessários. A pesquisa é do tipo descritiva com abordagem qualitativa, na qual foi aplicado o método de abordagem do Grupo Focal, que consistiu em entrevistas semiestruturadas, em forma de roteiro, de modo a responder o problema desta investigação. Para a análise e interpretação dos materiais coletados, utilizou-se a análise de conteúdo com a técnica da análise temática, cujos resultados obtidos no roteiro do Grupo Focal - gravados e transcritos- e anotações no diário de campo, utilizado no momento da realização dos encontros, foram categorizados para posterior análise. A partir dos resultados dessa pesquisa, constatou-se que o êxito da aprendizagem da Língua Portuguesa por estudantes migrantes venezuelanos está intrinsecamente relacionado à compreensão das dificuldades, de como se dão, especialmente no contexto da pandemia, em que situações elas são mais perceptíveis e angustiantes e como podem ser amenizadas. Mediante essas constatações sugeriu-se reflexões que possibilitem inovações e mudanças de metodologia, as quais devem pautar-se numa interação dialógica e crítica entre alunos migrantes, brasileiros e professores de modo a propiciar ações voltadas para a inclusão mais equitativa desses sujeitos no âmbito escolar e consequentemente na sociedade.

Interno - 3301079 - ADRIÁN JOSÉ PADILLA FERNÁNDEZ
Presidente - 3573953 - JONILDO VIANA DOS SANTOS