PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: BÁRBARA MARÃES DOS ANJOS DO NASCIMENTO

DISCENTE : BÁRBARA MARÃES DOS ANJOS DO NASCIMENTO
DATA : 22/09/2023
LOCAL: remota

FORMAÇÃODEPROFESSORESEMSERVIÇO,LETRAMENTODIGITAL EO CONTEXTOPANDÊMICO:perspectivadosdocentesdaredebásicaestadual emManaus-AM

Análise do discurso. Educação. Formação. Letramento Digital

Este estudo busca aprofundar a compreensão da dinâmica da formação em serviço em Manaus, e sua aplicação no período pandêmico, com foco nas percepções dos educadores. O objetivo principal é examinar o impacto da especialização em letramento digital nas abordagens pedagógicas dos educadores da rede estadual de ensino do Amazonas durante os anos de 2020 e 2021, nos quais ocorreram aulas remotas e híbridas. A metodologia de pesquisa escolhida foi de natureza explicativa, empregando uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita através de entrevistas semi-estruturadas. A estrutura analítica abrangeu a análise do discurso, sob inspiração de estudiosos influentes como Michel Foucault, Eni Orlandi e José Luiz Fiorin. Adicionalmente, a pesquisa baseou-se nas teorias de Saviani para contextualizar os fundamentos históricos da pedagogia e das metodologias de ensino, enquanto as ideias de António Nóvoa foram utilizadas para demonstrar os imperativos de adaptação à estrutura educacional contemporânea. Portanto, por meio do estudo realizado foi possível verificar os desafios diversos enfrentados pelos educadores durante a formação em serviço e frente às complexidades do ensino remoto. Isso ressalta o papel central da formação alinhado com as demandas educacionais predominantes. Em suma, este estudo afirma a importância fundamental de fornecer aos educadores um desenvolvimento profissional relevante e oportuno para que seja viável percorrer um cenário em constante evolução da educação.

Externa à Instituição - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO - UNIFAP
Interno - 2331915 - SERGIO LUIZ LOPES