OS SABERES QUE CONSTITUEM A DISCIPLINA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR, EM BOA VISTA/RR
Licenciatura em matemática; Disciplina em Libras; Matrizes curriculares e ementas.
Esta pesquisa emerge das inquietações nascidas em 2015 no estágio supervisionada do curso de Licenciatura em matemática e prossegue até os dias de hoje, com as minhas experiências em salas de aula, como professora licenciada em matemática e o aluno surdo. Ainda, por perceber que os professores licenciados em matemática se deparam com as dificuldades relacionadas ao processo de ensino e a comunicação através em Libras. Diante de tal fato, o objetivo da pesquisa é analisar como os saberes que constituem a Libras, compõem as ementas das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em matemática de Instituições de Ensino Superior no município de Boa Vista, Roraima. Para tanto, optou-se por uma abordagem de cunho qualitativo descritivo, em que foram analisados a ementa da disciplina de Libras, segundo a matriz curricular inserida no PPC do curso de Licenciatura em Matemática de três Instituição de Ensino Superior, IFRR, UFRR e UERR. As três Instituições foram escolhidas por, ofertarem o Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade presencial e por terem polos no município de Boa Vista/RR. Para as análises foram coletados os PPCs das três Instituições selecionadas, por conterem todos os critérios do curso de Licenciatura em Matemática, as matrizes curriculares e as ementas. Diante disso, os resultados das análises demonstram que os saberes de ensino oferecidas na disciplina de Libras no curso de Licenciatura em matemática das três Instituições, priorizam a parte teórica da história da educação de surdos e da Libras, em detrimento dos conhecimentos da prática do ensino da Libras, demonstrando um afastamento de uma ementa que entende a relação da teoria e da prática como intrínsecas no processo de aprendizagem e para a formação do futuro licenciado. Pode-se concluir, com base nas análises empreendidas no corpus, que as Instituições de Ensino Superior, IFRR, UFRR e UERR estão cumprindo a obrigatoriedade da legislação, porém, deixam a desejar no quesito do preparo dos licenciandos em matemática sobre o ensino dos saberes pedagógicos para atendimento ao surdo, da comunicação básica da Libras.