PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAÍSSA BAHIA PINHEIRO REZENDE

DISCENTE : RAÍSSA BAHIA PINHEIRO REZENDE
DATA : 20/09/2023
LOCAL: Sala 1 -PPGE/ CEDUC

OS CURSOS DE LETRAS – LIBRAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL

Libras; Ensino de Libras; Cursos de Letras-Libras; Inclusão.

Desde o ano de 2002, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é reconhecida como língua oficial no território brasileiro, tornando o país bilíngue. Em 2005, o Governo Federal do Brasil – por meio do decreto nº 5.626/05 (BRASIL,2005), regulamentou a Lei nº 10.436/2002 (BRASIL, 2002) dispondo acerca da inclusão da Libras como disciplina curricular. Assim, instituiu-se a formação e a certificação de professor, instrutor e tradutor/intérprete de Libras, de modo que o ensino da Língua Portuguesa passasse a ser estabelecido como segunda língua para alunos surdos e houvesse uma organização da educação bilíngue no ensino regular. Com isso, emerge a temática deste trabalho, que tem como objetivo geral analisar como os saberes inscritos nos cursos de Letras – Libras ofertados nas universidades públicas da região norte, constituem o ensino da Libras e quais suas implicações para a inclusão do sujeito surdo. À luz dos estudos discursivos de Michel Foucault e ancorando-se nos postulados teóricos de Kathryn Woodward, Alfredo Veiga-Neto, entre outros, desenvolveremos uma pesquisa qualitativa a partir do método de análise documental que possa conhecer como os saberes dos cursos de Letras – Libras, a partir de seus PPC’s (Projetos Pedagógicos de Curso) e suas matrizes curriculares, caracterizam os conhecimentos em relação ao surdo, à surdez e à LIBRAS; discutir em que sentido os conhecimentos em relação à LIBRAS emergem como condição de acessibilidade e inclusão linguística, social e cultural dos sujeitos surdos; e investigar como se constituem os discursos acerca da pessoa surda nos documentos basilares nos cursos de Letras-Libras na região norte do Brasil.

Interna - 1496314 - CINARA FRANCO RECHICO BARBERENA
Externo ao Programa - 2358581 - FELIPE ALEIXO - nullInterno - 2244043 - JOAO PAULINO DA SILVA NETO
Notícia cadastrada em: 18/09/2023 10:54