PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAFIRA SOARES DE SOUSA

DISCENTE : SAFIRA SOARES DE SOUSA
DATA : 19/09/2023
LOCAL: Sala 1 -PPGE/ CEDUC

A GRAVIDEZ NA VIDA ESCOLAR DE MENINAS ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE RORAIMA

educação, gravidez na adolescência, evasão escolar

A gravidez na vida escolar de meninas adolescentes é um tema complexo e multifacetado, que pode ter impactos significativos na educação e no desenvolvimento dessas jovens. Uma das principais preocupações é a interrupção da educação das meninas adolescentes que ficam grávidas. Muitas vezes, essas jovens enfrentam dificuldades para continuar sua educação devido a estigma social, falta de apoio e recursos, ou dificuldades financeiras. O estudo em curso é de cunho qualitativo. Trata-se de um estudo de caso que tem como finalidade retratar uma dada realidade, sem a pretensão de tornar os resultados válidos a outras situações, ainda que semelhantes. A coleta de dados será realizada por meio da realização de grupo focal, com meninas grávidas, ou que tenha engravidado. A análise será a partir da técnica de análise de conteúdo. Os estudos levantados apontam que as dificuldades enfrentadas por meninas grávidas podem levar à desistência escolar e a uma redução de suas perspectivas de carreira e vida. Outra preocupação que tem sido mencionada é a saúde física e mental das meninas adolescentes grávidas. A gravidez na adolescência está associada a riscos maiores de complicações de saúde, tanto para a mãe quanto para o bebê. Além disso, as meninas adolescentes grávidas também podem enfrentar problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. É importante que as escolas forneçam suporte e recursos para meninas adolescentes grávidas, incluindo orientação e conselhos. Além disso, é importante que as escolas forneçam educação sexual e saúde reprodutiva para todos os estudantes, para ajudar a prevenir gravidez na idade escolar e garantir que as jovens tenham acesso à informação e recursos para tomar decisões.

Externa à Instituição - NEIDE MARIA FERNANDES RODRIGUES DE SOUSA - UFPA
Interna - 1496314 - CINARA FRANCO RECHICO BARBERENA