PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JIANE VIVIAN

DISCENTE : JIANE VIVIAN
DATA : 29/09/2023
LOCAL: PPGEDUC

A CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA/RR

Proposta Pedagógica. Educação. Educação do e no Campo

O objeto estudado discute o Projeto Político Pedagógico (PPP) como instrumento de mudança organizacional em uma escola do campo do município de Boa Vista, no estado de Roraima, buscando responder ao questionamento de como se deu o processo de construção e implementação do Projeto Político Pedagógico e os desafios encontrados para contemplar os saberes do campo na proposta. O objetivo definido para este estudo é investigar como o Projeto Político Pedagógico da escola estudada tem se refletido nas ações da gestão pedagógica e de sua estrutura organizacional. Para dar conta de atender ao objetivo explicitado, propomos também três objetivos específicos, a saber: descrever o contexto de implantação do PPP na escola estudada, tendo em vista a participação dos atores envolvidos neste processo; analisar de que maneira foi realizada a organização do trabalho posterior à implantação do PPP da escola estudada e sua relação com o planejamento da gestão escolar; compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola do campo de Boa Vista/RR, levando em consideração os desafios para atender as necessidades de seu público. Assumimos como proposição que as propostas pedagógicas elencadas no PPP pouco estão sendo utilizadas nas organizações dos trabalhos administrativos e no planejamento das aulas, tendo em vista, a possibilidade de terem sido discutidas de maneira democrática pelos professores, pais e alunos. Para tanto, utilizamos como metodologia de pesquisa entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental, de forma que possibilitem compreender de que maneira o PPP serviu como instrumento de organização escolar.

Externa ao Programa - 3144178 - KARLA COLARES VASCONCELOS - nullPresidente - 2331915 - SERGIO LUIZ LOPES
Interna - 2496143 - SHEILA DE FATIMA MANGOLI ROCHA
Notícia cadastrada em: 25/09/2023 16:29