PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VISUAIS ENVOLVENDO ALUNOS SURDOS: DISCURSOS DE PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL EM BOA VISTA, RORAIMA
Educação de surdos. Atendimento Educacional Especializado. Educação inclusiva. Práticas visuais. Surdos
A presente pesquisa tem o objetivo de analisar como os discursos de professores enfatizam as práticas pedagógicas visuais envolvendo alunos surdos, no contexto educacional de Boa Vista, Roraima, tomando como campo de pesquisa, professores de uma escola polo bilíngue e um centro especializado na área da surdez no município de Boa Vista, RR. A presente pesquisa tem uma abordagem qualitativa descritiva em relação aos discursos dos professores atuantes no Atendimento Educacional Especializado no CAS e professores de alunos surdos de uma escola polo bilíngue da rede Municipal de Educação de Boa Vista, RR. A análise ocorreu sob três categorias: as percepções observadas nos discursos dos professores atuantes no CAS/RR e em uma escola polo bilíngue, acerca das práticas pedagógicas visuais trabalhadas por eles no atendimento dos alunos surdos; Libras, surdez, comunicação e a interação dos alunos surdos; Práticas pedagógicas visuais e a Libras na formação e aprendizagem de alunos surdos. Foi possível constatar que os discursos que os professores enfatizam em relação as práticas pedagógicas visuais envolvendo alunos surdos, na presente pesquisa, centra-se na educação bilíngue com o intuito de que os alunos desenvolvam suas habilidades linguísticas, cognitivas e sociais, a partir de suas particularidades. Para isso, é importante reconhecer que a inclusão de alunos surdos em escolas bilíngues se inscreve pela percepção de acessibilidade e pelo viés dos direitos linguísticos e culturais dos alunos surdos. E nesse sentido, a inclusão de surdos no ambiente escolar precisa ser vista como um investimento para que os sujeitos surdos ou não, ao saírem dos espaços escolares consigam participar e ser, como menciona um dos colaboradores da pesquisa, “protagonista da sua vida em sociedade.”