PPGSBio PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E BIODIVERSIDADE DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAIO FERNANDES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAIO FERNANDES SILVA
DATA : 21/12/2022
HORA: 19:00
LOCAL: Universidade Federal de Roraima
TÍTULO:

PREVALÊNCIA DE INFECÇÃO POR Toxoplasma gondii EM FELINOS DOMÉSTICOS DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA, RORAIMA


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Toxoplasma D014122; Oocistos D033661; Gatos D002415; Reação em Cadeia da Polimerase D016133; Fezes D005243.


PÁGINAS: 41
RESUMO:

A toxoplasmose, importante doença a nível de saúde pública, é uma das protozoonoses de maior prevalência a nível mundial, estimando-se que mais de um terço da população tenha contato com seu agente etiológico: o Toxoplasma gondii (T. gondii) (DUBEY, 2010; OLIVEIRA; MARIN; SHAPIRO, 2017; MONTAZERI, 2020). Seu ciclo biológico tem o envolvimento de hospedeiros definitivos, animais domésticos e selvagens da família Felidae, e hospedeiros intermediários, representados por todas as outras espécies homeotérmicas, inclusive os seres humanos (ATTIAS et al. 2020; ATTIAS, VOMMARO; SOUZA, 2014).
O protozoário pode se apresentar em três estágios infectantes: os taquizoítos, cistos de bradizoítos e os esporozoítos, sendo estes encontrados nos oocistos fecais que são liberados, exclusivamente, pelos hospedeiros definitivos. Dessa forma, as principais formas de transmissão do agente se dão pelo consumo de carnes que possuem cistos teciduais ou por consumo de alimentos e água contaminadas com oocistos (DUBEY, 2020; SMITH et al, 2020).
A doença nos felinos normalmente é assintomática e, portanto, apresenta uma prevalência variada e subnotificada. No entanto, os fatores de riscos que estão associados a maiores índices de infecção são os hábitos de predação e más condições do ambiente em que vivem, sendo mais prevalente nos felinos ferais do que nos animais restritamente domésticos.
Dessa forma, partindo do entendimento que os felinos, como hospedeiros definitivos, têm um papel central na epidemiologia da doença, o objetivo deste trabalho é avaliar a prevalência de infecção felina na cidade de Boa Vista, Roraima, por meio da sorologia. Além disso, este projeto busca identificar o principal genótipo do protozoário presente na capital pelos métodos coproparasitológico e moleculares. Serão coletadas amostras de sangue para realização de imunofluorescência indireta como método sorológico, e das fezes dos mesmos animais para pesquisa de oocistos de T. gondii. Os casos positivos nesta última análise serão submetidos à Multilocus Nested-PCR-RFLP para determinação do genótipo circulante na região.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CAIO VITOR BUENO DIAS
Interna - 2323303 - ANA IARA COSTA FERREIRA
Presidente - 2361054 - FABIANA NAKASHIMA
Notícia cadastrada em: 21/12/2022 09:13
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server3.jboss3