PPGSBio PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E BIODIVERSIDADE DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOEL RAMANAN DA CRUZ

DISCENTE : JOEL RAMANAN DA CRUZ
DATA : 21/12/2022
LOCAL: Universidade Federal de Roraima

PROJETO DE PESQUISA: CARACTERIZAÇÃO CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICA DOS
ACIDENTES ESCORPIÔNICOS EM RORAINÓPOLIS

Não se aplica.

No mundo, são registrados mais de 1,2 milhão de acidentes por picada de escorpião todos os anos, com média de 3.500 mortes. A maioria desses acidentes e das mortes ocorrem entre as latitudes 50° N e 50° S do globo, onde se estima mais de 2,5 bilhões de pessoas em área de risco (ABROUG et al., 2020).
A alta plasticidade ecológica dos escorpiões e o crescente processo de urbanização e ocupação humana na região são apontados como os principais fatores para a ocorrência e aumento dos envenenamentos. Pelos dados do Ministério da Saúde, somente em 2018 houve 141,4 mil registros de casos, com aumento na incidência no decorrer dos anos no país (BOGAZ, 2019).
Os dados disponibilizados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN – do Ministério da Saúde apontam um aumento nas notificações de acidentes em Roraima (TEIXEIRA et al., 2020). No entanto, a literatura ainda é escassa e poucas informações estão disponíveis sobre escorpionismo e espécies de escorpiões em Roraima, especialmente em relação ao município de Rorainópolis.
Monteiro et al. (2019) enfatizam que devido a muitas lacunas de informações sobre os aspectos da epidemiologia do escorpionismo, da saúde, da ecologia e biologia dos escorpiões, e bioquímica e patofisiologia do veneno, na Região Amazônica, há necessidade de estudos mais aprofundados nessas áreas.
Nesse contexto, Lopes et al. (2017) reforçam que isso é importante para subsidiar estratégias de melhores condições de atendimento, identificação de falhas de coleta e notificação de acidentes, reconhecimento das semelhanças entre as regiões do Brasil e das particularidades da região estudada.
Nas últimas décadas, houve um aumento de casos de escorpionismo no Brasil, porém poucas informações estão disponíveis na literatura para o estado de Roraima. Os dados sobre os acidentes com animais peçonhentos ocorridos no Estado de Roraima ainda são escassos, especialmente sobre escorpionismo e há diversas lacunas de estudo tanto em relação à diversidade de escorpiões em Roraima, quanto aos aspectos clínicos destes acidentes.
Os escorpiões juntamente com as serpentes foram os animais peçonhentos que causaram o maior número de óbitos de 2000 a 2017, respectivamente nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil (BOGAZ, 2019).
4
Nesse cenário, observa-se em bancos de dados do Ministério da Saúde (DATASUS/SINAN) uma escassez de estudos no município de Rorainópolis, que é o segundo município mais populoso, estando ao sul de Roraima (IBGE, 2020).
Nesse sentido, a presente pesquisa pretende investigar os casos de escorpionismo em Rorainópolis, a fim de construir um perfil clínico-epidemiológico desses acidentes para os últimos anos. É um estudo relevante, que poderá proporcionar informações úteis e detalhadas para gestores públicos, para a prevenção e promoção de saúde na região de Rorainópolis, além de fornecer dados adicionais sobre as espécies de escorpiões locais nos campos da Aracnologia, Ecologia e Educação Ambiental.

Presidente - 3068242 - CLÉRIA MENDONÇA DE MORAES
Externo à Instituição - PEDRO PEREIRA DE OLIVEIRA PARDAL